ADEGA DE BORBA CASTELO DE BORBA RESERVA TINTO DOC ALENTEJO 2020
Grande tinto alentejano, da sub-região de Borba, onde equilíbrio e frescor são o foco, que tem um quê de Chianti Classico. Experimente e entenda!
Selos e premiações
- AD 92
Harmonize com
- Carnes
- Queijos
Teor Alcoólico
14.00%Temperatura
16.00 °CUva/Corte
- Aragonêz
- Alicante Bouschet
- Cabernet Sauvignon
- Touriga Nacional
Sobre o produto
Castelo de Borba Reserva Tinto 2020 nasce no terroir de Borba, sub-região alentejana, onde os vinhedos ficam a uma altitude média de 400 metros e são famosos pelo seu equilíbrio entre fruta e frescor.
Um blend de Aragonez, Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon que passou por fermentação alcoólica e malolática em tanques de inox, para depois estagiar por 12 meses em barricas de carvalho francês.
Em taça apresenta uma cor vermelho-granada profundo, com aromas intrigantes que lembram muito Chianti Classico. Um lado carnudo, também nuances ferrosas e toques animais que lembram muito a Sangiovese desta região.
Entra sutil no paladar, como veludo. Tão macio que por um instante nem parece um vinho alentejano. Mas logo os sabores de compota de frutas vermelhas, cacau (fruta) e especiarias como pimenta preta aparecem, sendo complementados por uma leve presença de carvalho, que precisa de mais uns dois anos na garrafa para ficar perfeitamente integrado. Tem corpo médio e acidez na medida, que aporta certo frescor, arrematada por taninos extremamente macios.
Experimente harmonizar com queijos como Gouda e Emmental ou polenta com ragú de costela.
92 Pontos + “Best Buy” - Revista Adega
“Blend tinto composto a partir de Aragonez, Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon, com estágio de 6 meses em barricas de carvalho francês. Bem feito em seu estilo velha escola, mostra frutas vermelhas e negras maduras no ponto certo, seguidas de notas terrosas, florais, de ervas e de especiarias, que aparecem tanto no nariz quanto na boca. Fluido e gostoso de beber, tem acidez refrescante, taninos sedosos e firmes e final suculento, com toques de ameixas, de amoras, de tabaco e de alcaçuz. Grata surpresa! Álcool 14%”.
Medalha de Ouro - Mundus Vini 2022 – Alemanha
História
A Adega de Borba foi pioneira no Alentejo e tornou-se numa referência pelo modo como assegurou a produção de vinho de qualidade em um mercado bastante defasado, promovendo melhores condições para a sustentabilidade dos viticultores seus associados.
A força e a resiliência de todos os rostos que estão por trás da história da Adega espelham ainda hoje um sentido de inovação, ousadia e coragem, tendo contribuído de forma ativa para o desenvolvimento da região. A Adega de Borba reúne atualmente 270 viticultores associados que cultivam cerca de 2.220 hectares de vinha distribuídos por 70% de castas tintas e 30% de castas brancas.