CHATEAU DE FIEUZAL PESSAC-LÉOGNAN GRAN CRU CLASSÉ DE GRAVES 2015

Bordeaux, França
Bordeaux, França

CHATEAU DE FIEUZAL PESSAC-LÉOGNAN GRAN CRU CLASSÉ DE GRAVES 2015

Espetácular esforço da cobiçada safra 2015, de uma propriedade Grand Cru Classé que oferece alguns dos melhores tintos da Pessoc-Leognan AOC.

Selos e premiações

  • D 94
  • JS 94
  • WE 95

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • QueijosQueijos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

14.50%

Descanso

90 min

Tempo de Barrica

6 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Cabernet Franc
  • Cabernet Sauvignon
  • Merlot
  • Petit Verdot

Sobre o produto

Fruto de uma das sáfras mais clássicas e badaladas das últimas duas décadas em Bordeaux, resultado de um inverno ameno e uma primavera muito agradável com um verão ensolarado e com bastante calor.

Considerado um dos maiores propriedades da AOC Pessac-Leognan, miolo do sul do Bordeaux, O Château Fieuzal Grand Cru Classé 2015 foi elaborado com a consultoria de Hubert de Boüard, famoso enólogo e proprietário do mítico Château Angelus.

Apresenta um equilíbrio encantador no blend puxado pela tipicidade da Cabernet Sauvignon (75%), com 10% de Merlot, 10% de Cabernet Franc e 5% de Petit Verdot. Envelhecido por 12 meses em barricas de carvalho francês, o vinho cresce de modo envolvente.

O vinho apresenta uma cor vermelho-sanguínea intensa com um manto denso e tonalidades violáceas, quase ameixa. O nariz oferece uma mistura complexa de notas de frutas vermelhas e pretas, incluindo amora, groselha e cereja preta.

Em boca, os aromas picantes expressivos e intensos do vinho com um toque de grafite são característicos do terroir de Graves, a região em volta da AOC Pessac-Leognan. A expressiva presença da Cabernet Sauvignon apresenta um ataque denso e firme, com taninos elegantes e textura sedosa.

Um vinho tão complexo, aromático e de tanta tipicidade exige uma harmonização com grandes cortes de carnes vermelhas, desde caça, como javali e veado, a cordeiro e carne bovina. Um suntuoso T-bone ou ojo de bife acompanham muito bem seus taninos.

95 Pontos - Wine Enthusiast - Seleção de Adega - "Maduro e apimentada, macio, o envelhecimento em barrica e textura cremosa oferece opulência, generosidade, plenitude. Com excelente acidez de fruta cítrica, este vinho denso é bastante impressionante. Tomar a partir de 2022."

94 Pontos - Decanter

94 Pontos - James Suckling - "Amoras e ameixas, entre violetas, nuances terrosos, e de leve, carvalho e nozes. No paladar oferece taninos macios e firmes, que carregam bastante sabor de cerejas densas e pretas. Tomar após 2020."

História

Fundada pela família Griffon no início do século 19, a Casa de Fieuzal era conhecida por abastecer as adegas do Vaticano. O suntuoso castelo de Léognan onde está a vinícola foi adquirido em 2001 pelo irlandês Lochlann Quinn, presidente do banco Allied Irish.

Com a consultoria de Hubert de Boüard, famoso enólogo do Château Angelus, e atualmente de Stephen Carrier, com vasta experiência no Novo Mundo, Fieuzal chega aos anos 2000 se traduzindo como uma expressão moderna de Bordeaux.

Vinhos produzidos com visão contemporânea e espírito de evolução, mas com o respeito ao legado de Pessac – classificadas como Premier Cru de Graves, maior classificação dos vinhos dessa AOC.

Whats App Message