CHÂTEAU GAZIN POMEROL 2017

Bordeaux, França
Bordeaux, França

CHÂTEAU GAZIN POMEROL 2017

Com 95 Pontos por Jeb Dunnuck e 94 pelo Suckling e 94 pela Wine Enthusiast este Merlot/Cab Franc blend de um dos melhores produtores de Pomerol é uma iguaria que nem poucos, um trofeu para qualquer adega. Conheça!

Selos e premiações

  • JD 95
  • JS 94
  • RP 93
  • WE 94

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • VegetarianosVegetarianos
  • AvesAves
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

13.60%

Descanso

180 min

Tempo de Barrica

18 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Cabernet Franc
  • Merlot

Sobre o produto

O Pomerol é o miolo da margem direita de Bordeaux, um terroir de vinhos admirados em todo o mundo, como o célebre Pétrus. Chamado por muitos “a Borgonha de Bordeaux”, aqui vignerons e suas famílias cultivam vinhas em minúsculas propriedades, com afeto e respeito à terra, a escala é sempre determinada pela qualidade.

Localizado no famoso planalto de cascalho e argila de Pomerol, o Château Gazin acumula o savoir faire de cinco gerações de vignerons. Hoje a propriedade é considerada entre os melhores da região, junto a Petrus, Le Pin, Le Conseillante, Trotanoy, Lafleu Clinet e poucos outros.

Cada safra tem sua própria personalidade. O Château Gazin 2017 encantará os amantes do vinho que souberam ser pacientes e que prezam por vinhos equilibrados, sem grandes graduações alcoólicas, clássicos, elegantes, realmente a marca da safra.

A safra 2017 é composta por 95% de Merlot e 5% de Cabernet Franc. A Cabernet Sauvignon foi deixada de lado nesta safra pois as uvas não foram aprovadas na criteriosa seleção de qualidade feita pela equipe de enologia do Châteaux. O vinho estagiou por 15 meses em barricas de carvalho francesas, sendo 40% de primeiro uso e 60% barricas de segundo uso.

Em taça apresenta uma cor vermelho bem escuro, com aromas de frutas pretas e vermelhas, principalmente cereja e mirtilo, misturados com notas discretas de baunilha e especiarias como noz-moscada. Ao fundo, também há um toque de mentol, característico da Cabernet Franc, que traz um pouco de frescor.

No paladar entra redondo e sedoso, onde são confirmadas as frutas silvestres que encontramos em seus exuberantes aromas, associadas a toques florais. Um vinho de corpo médio para cheio, com excelente acidez, fruta generosa sem ser excessiva, e taninos muito elegantes.

Elegantes, delicados e sedutores, devido à predominância da Merlot, os vinhos do Château Gazin podem ser apreciados após alguns anos em garrafa, mas geralmente vale a pena guardá-los por quinze, vinte anos ou mais.

Para a safra 2017, o produtor estima que o seu potencial de guarda esteja em torno de 15 a 20 anos.


95 Pontos - Jeb Dunnuck

Um dos vinhos mais sensuais e opulentos da safra… se aproxima muito ao incrível vinho da 2015 da propriedade. Cerejas pretas maduras, groselhas, caixa de especiarias e notas de incenso dão lugar a um impecável tinto de corpo médio para encorpado, um Pomerol lindamente texturizado, que tem tanino doce e um ótimo final. Já entregando, vai evoluir com sucesso por 15 anos ou mais.

94 Pontos - James Suckling

Aromas de mirtilo e ameixa aqui com algumas flores e pedras quentes também. Complexo. Corpo médio. Fruta suculenta no palato central. Taninos macios e refinados e acidez fresca. Encantadora complexidade e foco.

94 Pontos - Wine Enthusiast

93+ Pontos - Robert Parker

De cor púrpura profunda, o Gazin 2017 tem um nariz lindamente perfumado de pot-pourri, cerejas cobertas de chocolate e amoras temperadas com um núcleo de ameixas quentes e licor de cereja, além de um aroma de mirtilos silvestres. De corpo médio a encorpado, o paladar tem uma estrutura firme de taninos maduros e redondos e frescor sem costura, final longo e terroso.

História

Descendentes dos grandes senhores de Landas, cujo brasão ostentam, os Bailliencourt dit Courcols pertencem a uma das famílias mais antigas dos Artois (norte da França).

Foi no início do século XX que Louis Soualle, bisavô dos atuais proprietários, adquiriu o Château Gazin, que hoje é gerido pela 5ª geração da sua família, por Laure (Madame Michel Dufour), Christophe, Inès e Nicolas de Bailliencourt.

O Château Gazin, que era um povoado no século XVIII, provavelmente está localizado no local do “Hospital de Pomerols”, construído pelos cavaleiros para receber os peregrinos na rota de Santiago de Compostela. Esta foi a inspiração para o nome do segundo vinho da propriedade “l’Hospitalet de Gazin”.

Os vinhedos do Château Gazin ocupam uma área de 26 hectares, em uma única propriedade, no plateau superior do terroir de Pomerol. Neste vinhedos são cultivados 90% Merlot, 7% Cabernet Sauvignon e 3% Cabernet Franc. A idade média das vinhas é de 35 anos.

O terroir do Château Gazin consiste essencialmente no subsolo de cascalho e argila do plateau de Pomerol. Estamos falando do cascalho Gunziano na superfície e um subsolo de argila azul e verde com óxidos de ferro (resíduos de ferro). Como é característico dos grandes terroirs, estas argilas (esmectitas) garantem às vinhas um abastecimento de água razoavelmente estável.

As vinhas são cultivadas usando métodos tradicionais de cultivo e uma abordagem ecológica com lavoura, fertilizantes orgânicos, uso mínimo de pesticidas e colheitas manuais.

Whats App Message