CHÂTEAU GLORIA SAINT-JULIEN AOC 2020

Bordeaux, França
Bordeaux, França

CHÂTEAU GLORIA SAINT-JULIEN AOC 2020

Primoroso Saint-Julien que apresenta energia, equilíbrio e mineralidade. Nesta pontuada safra, encontrou perfeita expressão da sub-região de Bordeaux, levando 95 Pontos. Grande rótulo para a adega de colecionadores!

Selos e premiações

  • D 94
  • JD 93
  • JS 94
  • V 95
  • WE 95
  • WS 93

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

13.30%

Descanso

120 min

Tempo de Barrica

14 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Cabernet Franc
  • Cabernet Sauvignon
  • Merlot
  • Petit Verdot

Sobre o produto

O Château Gloria é um dos mais emblemáticos de Saint-Julien, margem esquerda de Bordeaux. Fundado em 1950, o único motivo por não estar entre os Grand Cru Classé da AOC é por nascar após a classificação definitiva do Napoleão III, feito 70 anos antes.

Na safra de 2020, que manteve o alto padrão de qualidade de 2019 e 2018, foi elaborado com Cabernet Sauvignon (50%), Merlot (35%), Petit Verdot (11%) e Cabernet Franc (4%), vinificados separadamente e envelhecidos por 14 meses em barris de carvalho francês.

Apresenta desde já delicioso e complexo aroma de amoras e framboesas maduras, pétalas de violeta, pimenta preta, alcaçuz, nozes, tabaco, café espresso, leve defumado e nuances minerais.

Tem paladar intenso e potente, com corpo médio, acidez refinada e taninos aveludados. Bastante fruta preta, cedro, capuccino e uma linda acidez já se destacam num vinho compacto e altamente prazeroso, apesar da juventude.

Apesar de já apresentar este delicioso equilíbrio atualmente (principalmente após 2 horas no decanter), tem potencial para envelhecer bem até 2045, se não mais. Se conseguir deixar uma garrafa ou outra na adega, será recompensado.

Harmoniza este Saint-Julien magnífico com momentos memoráveis regados a cordeiro, suculentas carnes vermelhas na brasa ou risoto de cogumelos e trufas.


95 Pontos - Vinous

O Gloria 2020 tem um intensos e penetrantes aromas de amoras, framboesas, violetas amassadas e pedras partidas. Depois de 20 minutos, ele se abre na taça. O paladar é corpo médio com fruta escura resinosa, acidez fina e somente um toque de espresso e casca de laranja através do final, que permanece focado. Que Gloria magnífico! Ele deve superar seu irmão Château St. Pierre este ano.

95 Pontos - Wine Enthusiast

Sob a mesma propriedade que o vizinho Château Saint-Pierre, esta vinícola produziu um vinho fino e elegante que evoluirá bem. As características já estão presentes, com especiarias e groselha preta destacando a estrutura tânica.

94 Pontos - James Suckling

Um vinho equilibrado e elegante, com notas de chocolate amargo, nozes trituradas, grãos de pimenta preta, amoras e groselhas pretas. Tem corpo médio, com taninos sedosos e camadas de frutas negras frescas. Elegante. Experimente a partir de 2026.

94 Pontos - Decanter Magazine

Tabaco, chocolate amargo e flores perfumadas no nariz - bela exibição aromática. Frutas maduras e concentradas, mas com clareza e precisão, ao lado de elementos saborosos como café, cola e groselhas pretas cremosas. Os taninos são ricos e marcantes, com toques de alcaçuz e uma mineralidade salina que confere tipicidade de St-Julien. Encantador, com energia e elegância.

93 Pontos - Jeb Dunnuck

Quase uma compra obrigatória todo ano, o Château Gloria 2020 é mais uma safra excepcional para este château de Saint-Julien, que sempre parece produzir um vinho fabuloso com um ótimo preço. Exibindo uma tonalidade púrpura profunda e aromas impressionantes de groselhas pretas maduras, ameixas, cânfora, tabaco defumado e cascalho, é um vinho que se revela com o tempo no copo (acompanhei esta garrafa por vários dias). De médio a encorpado no paladar, possui taninos lindamente polidos, equilíbrio excepcional e o estilo mais focado da safra.

93 Pontos - Wine Spectator

Jovialmente tenso e bem estruturado, com notas de madeira de maçã queimada e raiz de alcaçuz mantendo um núcleo de groselha vermelha, ameixa escura e amora sob controle por enquanto. Revela uma agradável base de grafite com vivacidade no final. Um vinho para a adega. Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot e Cabernet Franc. Melhor de 2026 a 2038.

História

Château Gloria foi fundado em 1953, com 6 hectares de vinhas adquiridas em St. Julien, após a Segunda Guerra Mundial. Foi só nos últimos 30 anos que chegou a ser reconhecido como propriedade “classe mundial”, sob a gestão do falecido fundador Henri Martin, que também era o regisseur do Château Latour.

Por ser relativamente “novo” dentro do grupo dos grandes châteaux de Médoc, não aparece na classificação de Grand Cru Classé 1855 feita por Napoleão Bonaparte, porém, juntamente com o irmão mais velho de Saint Pierre, a qualidade do vinho deste Château claramente que é um dos melhores de St. Julien.

São 50 hectares de videiras plantadas com 65% Cabernet Sauvignon, 25% Merlot, 5% Cabernet Franc e 5% Petit Verdot.

Fato interessante: Gloria um das primeiras casas a apostar na Petit Verdot devido à sua tardio amadurecimento, robustez e presença. Hoje a prática é comum.

Whats App Message