CHÂTEAU SOCIANDO-MALLET CRU BOURGEOIS HAUT-MÉDOC 2015

Bordeaux, França
Bordeaux, França

CHÂTEAU SOCIANDO-MALLET CRU BOURGEOIS HAUT-MÉDOC 2015

Sociando-Mallet é um dos mais populares Cru Bourgeois do Haut-Médoc. Conheça a sua história através desta linda criação de uma safra espetacular em toda Bordeaux.

Selos e premiações

  • D 93
  • JS 93

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • AvesAves
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

0.00%

Descanso

60 min

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Cabernet Franc
  • Cabernet Sauvignon
  • Merlot

Sobre o produto

Há quase 400 anos o Château Sociando-Mallet elabora vinhos de excelência no AOC Haut-Médoc. Conquistou o título de Cru Bourgeois, cedido a propriedades do Médoc que fazem vinhos memoráveis mas ficaram ficaram de fora da classificação de Grand Cru Classé de 1855.

Este é seu vinho principal, que foi elaborado a partir de um corte composto por 50% Merlot, 45% Cabernet Sauvignon e 5% Cabernet Franc, que estagiou por 12 meses em barricas de carvalho francês.

Nos últimos anos a Merlot virou a estrela da casa o que proporcionou grande suavidade a um vinho que antes apresentava maior tensão e rusticidade.

Apresenta uma cor púrpura profunda em taça e exala intrigantes aromas de tabaco, madeira de cedro, frutas vermelhas como groselha e cereja, acompanhadas de ervas finas e café expresso. Tem corpo médio, firme, brilhante, fresco, terroso e picante, é opulento, extremamente saboroso, com um toque de terra e austeridade no final. Tem acidez abundante, que o torna vivaz do início ao fim, bem como taninos finos e de excelente qualidade.

Este vinho pode ser apreciado agora, após pelo menos 60 minutos no decanter, mas também seguirá adquirindo complexidade na adega ao longo dos próximos 10-15 anos.

Château Sociando-Mallet é a combinação perfeita com pratos asiáticos, pratos à base de peixes saudáveis como atum e também vai bem com cogumelos, massas e queijos de consistência dura.

93 Pontos - James Suckling - “Uma amostra de barril equilibrada e harmoniosa com estrutura de taninos sutil, mas firme e um final longo e delicioso. Deve melhorar muito com o envelhecimento em barrica”.

93 Pontos - Decanter - “Com um pouco mais Merlot do que Cabernet Sauvignon no blend, contudo o Cabernet domina o nariz denso e impactante. Este vinho é excelente, até pelos padrões de excelência deste Château, que estão altas... opulento e robusto, carnudo e suculento, com fruta generosa e linda, com taninos excelentes e um final longo... beber entre 2019 e 2032.

História

O Château Sociando-Mallet fica na comuna de Saint-Seurin-de-Cadourne, 10 km ao norte de Pauillac, na denominação Haut-Médoc. Um documento datado de março de 1633 diz que as terras do Château pertenciam a um aristocrata de origem basca chamado Sociondo. Um membro de sua família era bispo de Bayonne. Outro documento, de 1750, menciona vinhas pertencentes a Demoiselle Anne de Sossiondo. Devido a vários erros ortográficos ao longo dos anos, "Sossiondo" tornou-se "Sociando".

Em 1831, Marie-Elisabeth Alaret, sobrinha de Lamothe e proprietária da Sociando, casou-se com Achille Mallet, um oficial da marinha. Como era costume na época adicionar o próprio nome a uma propriedade, o castelo passou a ser conhecido como Sociando-Mallet.

Jean Gautreau descobriu Sociando-Mallet na vila de Saint-Seurin-de-Cadourne em 1969, quando procurava uma propriedade vinícola para comprar para um cliente belga. Foi amor à primeira vista, apesar do estado de abandono do imóvel. No entanto, o terroir era excelente e o Domaine proporcionava uma vista magnífica sobre o estuário do Gironde. Jean Gautreau imediatamente decidiu adquiri-lo para si.

Naquela época, existiam apenas 5 hectares de vinhedos. O prédio principal estava em mau estado e não havia adega - apenas uma pequena cuba e garagem. Com a ajuda e conselhos de Gérard Cler, um ex-funcionário do Château, Jean Gautreau fez duas excelentes safras.

Ele foi ajudado pelo fato de que o extraordinário terroir de Sociando-Mallet, composto de cascalho Günz com subsolo de argila, é propício para cultivar excelentes Cabernet Sauvignon e produzir vinhos com maravilhoso frescor.

Jean Gautreau expandiu o vinhedo ano após ano comprando vinhas de seus vizinhos. Procurando a melhor qualidade possível, renovou também os edifícios do Château, construiu uma adega e foi melhorando progressivamente a escolha das castas, encontrando as adequadas dentre cada parcela de vinha.

Hoje, a propriedade compreende 83 hectares produzindo cerca de 450.000 garrafas por ano, de Château Sociando-Mallet e o segundo vinho, Demoiselle de Sociando-Mallet. Jean Gautreau vendeu seu antigo negócio em 2000 e agora se concentra inteiramente na gestão de sua propriedade vinícola.

Whats App Message