CHÂTEAU TRONQUOY-LALANDE CRU BOURGEOIS SAINT-ESTÈPHE AOC 2018

Bordeaux, França
Bordeaux, França

CHÂTEAU TRONQUOY-LALANDE CRU BOURGEOIS SAINT-ESTÈPHE AOC 2018

Pela mesma equipe (e proprietários) do míticio Château Montrose, um Cru Bourgeois que compete com os Grand Cru Classés, de uma das mais antigas e tradicionais propriedades de Saint-Estèphe. Conheça!

Selos e premiações

  • D 93
  • JD 93
  • JS 93
  • RP 92
  • WE 92

Avise-me

Teor Alcoólico

14.50%

Descanso

120 min

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Cabernet Franc
  • Cabernet Sauvignon
  • Merlot
  • Petit Verdot

Sobre o produto

O Château Tronquoy Lalande foi adquirido em 2006 pelos proprietários da Château Montrose, o míticio Grand Cru Classé de Saint Estephe, diversas vezes premiados com 100 Pontos pelo Robert Parker e outros críticos.

Passou por uma reforma completa que custou aproximadamente 10 milhões de euros após a compra, em 2006.

Para uma propriedade não classificado como Grand Cru Classé, uma fortuna! Mas que mostra um sério compromisso com a qualidade pela parte dos novos proprietários.

É por isso que os vinhos deste Château, classificado como Cru Bourgeois por ser entre os melhores da apelação, têm uma qualidade tão alta que chegam a competir de igual para igual com muitos Grand Cru Classé.

Na safra 2018 o Grand Vin do Château Tronquoy Lalande foi elaborado a partir de um corte composto por 51% Merlot, 44% Cabernet Sauvignon, 3% Petit Verdot e 2% Cabernet Franc que, em média, envelheceu em barricas de carvalho francês (25% novas) por 12 meses antes do engarrafamento.

Apresenta uma cor vermelho rubi profunda, escura e intensa e taça. O nariz revela belas notas de frutas pretas como cassis e amora, acompanhadas de notas de especiarias e toques discretos de carvalho.

Na boca é encorpado e cheio, musculoso, poderoso, com excelente complexidade. Compacto ao servir, com cereja preta e cassis dando lugar para especiarias doces, cardomomo e canela, com o passar de 90 minutos no decanter abre de forma sedoso e harmonioso Os taninos estão presentes, mas sedosos e não tão volumosos quanto outros vinhos da AOC. O final longo, ligeiramente salino, é bem equilibrado.

2018 é uma safra ensolarada e plena e revela toda a riqueza do terroir do Château Tronquoy-Lalande.

Para harmonizar, aposte em pratos clássicos de carne, vitela, porco, vaca, cordeiro, pato, caça, frango assado, refogados, guisados e grelhados. O caráter picante deste vinho também o torna boa companhia para uma variedade de pratos asiáticos.

93 Pontos - James Suckling - “Aromas maravilhosos de groselhas, amoras e flores com algumas ameixas. É encorpado com taninos firmes e sedosos, longos e polidos. Final agradável e linear que conduz longo e bonito. Dê a ele três ou quatro anos para abrir. Tente depois de 2024”.

93 Pontos - Jeb Dunnuck - “Emergindo da mesma equipe do Château Montrose e 51% Merlot, 44% Cabernet Sauvignon e o restante Petit Verdot e Cabernet Franc, o Château Tronquoy-Lalande 2018 é um picante, achocolatado, médio a encorpado, beleza já complexa com notas maduras , taninos aveludados, profundidade sólida no meio do palato e excelente comprimento no final. Cargas de frutas maduras de cereja preta e groselha, bem como tabaco e especiarias definem o buquê, e tem frutas para oferecer prazer até hoje, mas deve durar mais ou menos duas décadas”.

93 Pontos - Decanter - “Aqui tem grande concentração mas é suculento ao mesmo tempo, delicioso nas suas notas de alcaçuz e ameixa de frutos pretos. Há traços de calor dos níveis de álcool mais altos do que o normal no Cabernet Sauvignon (o diretor de vinhos de Montrose, Vincent Decup, chamou de 'a ultraconcentração dos Cabernets'), mas novamente é equilibrado por taninos suavemente sedutores”.

92 Pontos - Robert Parker

92 Pontos - Wine Enthusiast

História

Château Tronquoy-Lalande, situado no coração da denominação, é um dos mais antigos vinhos de Saint-Estèphe. Leva o nome de François Tronquoy, o primeiro proprietário da propriedade, e o nome do lugar La Lande, na qual o histórico vinhedo do Château está plantado.

A propriedade vitivinícola foi construída no século XVIII em torno do notável castelo construído para a família Tronquoy em um projeto de Victor Louis, o arquiteto do Grand Théâtre em Bordeaux.

Uma elegante casa de campo de pedra branca típica da região, suas duas torres laterais com telhados pontiagudos espreitam acima das árvores mais altas do parque circundante.

A propriedade passou por vários proprietários diferentes até 1968, quando foi comprada por Jean Texier e sua esposa Arlette Casteja-Texier. Eles administraram a propriedade por 40 anos.

Em 2006, Martin e Olivier Bouygues descobriram este pequeno vinhedo, historicamente conhecido por ter um dos melhores terroirs de Saint-Estèphe. Por conselho de especialistas, decidiram comprar o imóvel, marcando o início de uma nova era em sua história.

Em seguida, embarcaram em um programa de modernização em grande escala que culminou em 2010 com a construção de um vasto depósito de barris e uma nova cuba equipada com uma prensa vertical e 22 cubas de aço inoxidável com temperatura controlada.

Uma grande parte dos fundos investidos foi alocada para tornar o Chateau Tronquoy Lalande uma vinícola verde responsável e totalmente ecológica.

Whats App Message