CHATEAU TROPLONG MONDOT SAINT-EMILION 2013
Um vinho complexo e elegante, melhor tradução da tradicional Saint-Émilion.
Selos e premiações
- JS 93
- RP 94
- WE 93
Harmonize com
- Carnes
- Aves
Teor Alcoólico
14.00%Descanso
60 minTemperatura
16.00 °CUva/Corte
- Cabernet Franc
- Cabernet Sauvignon
- Merlot
Sobre o produto
A prestigious property located on the rare terroirs of Bordeaux’s Right Bank in the Saint-Emilion appellation, Chateau Troplong Mondot is one of those estates recognised for their identity and style apart, among the most famous names in the Bordeaux region.
O Château Troplong Mondot é uma das mais prestigiosas propriedades no raro terroir da margem direita de Bordeaux, em Saint-Emilion.
Em uma região onde a maioria das propriedades não chegam a ter dez hectares, o Château Troplong Mondot é dono de impressionantes 33 hectares, nos lendários solos de argila e pedras que confere aos vinhos de Saint-Emilion qualidade e caráter ímpar.
A safra 2013 desta obra de arte elaborada pela enóloga Christine Valette foi um grande sucesso, claramente expressando o talento de Valette, bem como as condições climáticas do ano, marcado por uma primavera fria e chuvosa e um verão quente e seco.
Elaborado a partir de um blend de 90% Merlot, 8% Cabernet Sauvignon e 2% Cabernet Franc, este vinho estagiou em barricas de carvalho por 24 meses. O resultado foi uma safra singular, frutada e com elegante estrutura.
Seu bouquet expressa intensos aromas de amoras e cerejas pretas maduras com um toque de mentol e pimenta branca.
Em boca o vinho mostra toda a sua finesse, com taninos delicados e muito bem integrados. Seu final tem um toque de mineralidade típico dos vinhos de Saint-Emilion.
Pronto para beber a partir de 2022, este vinho seguirá evoluindo lindamente na sua adega pelos próximos 8 anos.
Pode ser harmonizado com um ragu de cordeiro com grão de bico e figos secos, frango assado em vinho tinto ou peito de pato com vagens de açúcar.
94 Robert Parker- “Encorpado e atipicamente rico e concentrado para um 2013, ostenta uma bela fruta de mirtilo e creme de cassis, bem como mineralidade calcária subjacente e boa riqueza e concentração. É uma homenagem digna de nota aos brilhantes esforços de Christine Vallete no Troplong Mondot, que resultou na elevação desta propriedade na classificação St.-Emilion de 2012. Pode ser apreciado nos próximos 10-15 anos.”
93 Pontos - Wine Enthusiast
93 Pontos - James Suckling
História
Troplong Mondot é um dos mais belos testemunhos da já muito antiga tradição de vinho em Saint-Émilion.
No início do século XVIII, a propriedade de Mondot pertencia a uma das mais prestigiadas famílias aristocráticas de Gironde: a família de Sèze.
Eles tornaram-se famosos por defender Luís XVI antes da Constituição. O conde, Peer de France, que também era membro da Academia Francesa, naturalmente trouxe o seu renome para a propriedade, e o vinho de Mondot tornou-se um dos mais procurados em Saint-Émilion.