CHATEAU SIRAN MARGAUX AOC CRU BOURGEOIS EXCEPTIONNELLE 2019

Bordeaux, França
Bordeaux, França

CHATEAU SIRAN MARGAUX AOC CRU BOURGEOIS EXCEPTIONNELLE 2019

Um Margaux de reputação excepcional, de uma safra que vem surpreendendo os especialistas e que recebeu 94 Pontos por Suckling, 94 Pontos por Antonio Galloni e mais 94 Pontos pela Vinous. Conheça!

Selos e premiações

  • AG 94
  • D 93
  • JD 93
  • JS 94
  • V 94

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • AvesAves
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

90 min

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

16.00 °C

Sobre o produto

O Château Siran é um Cru Bourgeois Exceptionnel Margaux de grande renome, elaborado pela família Miailhe, dona da propriedade há mais de 160 anos.

2019 foi uma excelente safra para o time de enólogos do Château Siran. O vinho principal da casa é feito com consultoria do prestigiado enólogo Hubert de Boüard, do Château Agélus.

Este é um tinto que faz jus ao seu privilegiado terroir, especialmente do solo de cascalhos mais finos do Médoc que produzem vinhos notoriamente elegantes e aveludados.

Elaborado a partir de 46% Merlot, 44% Cabernet Sauvignon, 9% Petit Verdot e 1% Cabernet Franc de vinhas com idades entre 30 e 103 anos, este vinho evoluiu por 12 meses em barricas de carvalho francês de grão fino de média tostagem, sendo 35% novas.

2019 foi considerada pelos mais importantes críticos do mundo do vinho como uma das melhores safras já lançadas em toda a história do Château Siran. Ainda muito jovem, demonstra ter um perfil poderoso, opulento e nada sutil.

Bastante complexo, é possível sentir aromas de flores silvestres e pétalas de rosa, que se mesclam com groselha, geléia de framboesa, chocolate amargo e grãos de café. Apesar da pequena quantidade, é possível também sentir as especiarias aportadas pela Petit Verdot.

Em boca é grandioso, com corpo cheio e taninos extremamente macios. Possui acidez abundante, um belo indicador da longa vida que ainda tem pela frente. Tem sabor de cereja amarena, toques de carvalho e violeta, que culminam em um final longo, quase inesquecível.

Ainda tem muita vida pela frente, sendo indicado para o produtor que continuará adquirindo complexidade na guarda ao longo dos próximos 20 a 30 anos. Para apreciá-lo agora, sugerimos deixar 180 minutos no decanter.

94 Pontos - James Suckling

“Taninos adoráveis e macios com um paladar suculento e saboroso de groselha, carvalho levemente tostado e chocolate. É encorpado e em camadas com uma textura de pelúcia e um final longo e saboroso. Quente e bastante extravagante para o vintage. Tente em 2025”.

94 Pontos - Antonio Galloni

“Assim como era do barril, o Siran 2019 é um vinho poderoso e opulento. Geléia de framboesa, laranja sanguínea, menta, flores silvestres e pétalas de rosa são amplificados neste Margaux decididamente inebriante e suntuoso. Não há muita sutileza, mas, novamente, quem se importa? Degustei duas vezes’.

94 Pontos - Neal Martin, Vinous

“O Siran 2019 tem um buquê muito bem definido de pura cereja preta e framboesa, violetas esmagadas e pétalas de íris e carvalho perfeitamente integrado. O paladar é de corpo médio, estruturado e fresco, com taninos finos, delineamento impressionante e muita frescura no final salino. Um dos melhores lançamentos de Siran nos últimos anos”.

93 Pontos - Decanter

“Frutos compactos e concentrados, este está malhado agora, mais musculoso que muitos na denominação e vai precisar de uns bons anos para amaciar. Especiaria clara e escura, o Petit Verdot está puxando seu peso e fazendo sua presença ser sentida não apenas na qualidade da fruta, mas na natureza sedosa dos taninos, primariamente fechados no final”.

93 Pontos - Jeb Dunnuck - "Sedutor, apresentando notas quentes de compota de ameixa e amora, de toque exuberante, com lindas notas de violeta e erva-doce e um toque de chá preto no final. É difícil de abandonar uma taça por causa de sua generosidade. Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot e Cabernet Franc. Beba agora até 2032."

História

A história do Château Siran remonta a 1428, fato que o torna uma das propriedades mais antigas de Margaux. Herdeira do nome de seu fundador, Guilherme Siran, o castelo passou pelas mãos de várias famílias ao longo dos séculos, incluindo a Toulouse Lautrec, cujos proprietários eram avós do famoso pintor francês.

Desde 1859 é propriedade da mesma família, uma raridade em Bordeaux. E desde 2007 representado pela sua quinta geração, Edouard Miailhe.

Miailhe conduziu uma importante renovação da vinícola entre 2011 e 2015, que incluiu as instalações de seu museu, com uma impressionante coleção de objetos relacionados ao vinho.

Nesse período, contou com a assessoria do prestigiado enólogo Hubert de Bouard (Château Angélus), que trabalhou em conjunto com a enóloga da propriedade Marjolaine Defrance. Ao longo dos últimos trinta anos, o Château Siran também contou com a consultoria de Michel Roland, de 1995 a 2004, e de Denis Dubourdieu logo em seguida.

Localizado em Labarde, a comuna mais ao sul da AOC Margaux, é uma das grandes propriedades históricas do Médoc. Seu vinhedo, próximo ao Château Dauzac de um lado da estrada e do Château Giscours do outro, conta com 24,5 hectares, composto por 46% de Merlot, 40% de Cabernet Sauvignon, 13% de Petit Verdot e 1% de Cabernet Franc.

Whats App Message