CASTELLO DI MONSANTO CHIANTI CLASSICO RISERVA 2018

Toscana, Itália
Toscana, Itália

CASTELLO DI MONSANTO CHIANTI CLASSICO RISERVA 2018

#1 Chianti Classico Riserva da excelente safra 2018, com 95 Pontos, pelo lendário Castello di Monsanto.

Selos e premiações

  • bestSellers
  • AK 94
  • JS 95
  • V 92

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas

Avise-me

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

90 min

Tempo de Barrica

18 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Canaiolo
  • Colorino
  • Sangiovese

Sobre o produto

“#1 Chianti Classico Riserva do Ano” - James Suckling


“Um dos vinhos que mais me dá alegria arrancar da adega e abrir, ano após ano." - Eric Guido, Vinous


“Qualidade incrível pelo valor… voe abaixo do radar para todos menos aqueles amantes de vinhos “conhecedores” que sabem do que ele pode entregar.” - Antonio Galloni, Vinous


Este vinho é nada menos que uma das melhores amostras da Sangiovese toscana, elaborado por um dos melhores produtores da região de Chianti Clássico….


A safra de 2018 na DOCG Chianti Classico foi, junto com a de 2016, considerada pelos produtores da região como uma das melhores safras dos últimos 5 anos.


As chuvas da primavera levaram as uvas a um amadurecimento mais lento e a colheita foi realizada um pouco depois do normal; o resultado foram vinhos encantadores e, dentre os melhores, com excelente capacidade de envelhecimento em guarda.


Este Chianti Classico Riserva é um belíssimo exemplo do estilo e caráter únicos dos vinhos da Castello di Monsanto. Pronto para ser apreciado, pode ser deixado na adega, pelo menos, pelos próximos 20 anos. Quase nenhum produtor da badalada DOCG toscana produz produz vinhos tão longevos


Tem cor rubi com reflexos granadas e entrega um bouquet rico, intenso e complexo com notas de cereja preta, madeira de cedro, especiarias e um fundinho floral. Encorpado, entrega sabores de frutas vermelhas, mentol, ferro e alcaçuz, envolto em uma acidez brilhante e taninos bem pronunciados.


Recomendamos decantar por 60 minutos antes de apreciá-lo.


Uma excelente harmonização para carnes de caça e também cortes tradicionais de carne vermelha.


95 Pontos - James Suckling - “Cedro, flores secas, cerejas e especiarias no nariz. Médio a encorpado com taninos muito polidos e refinados e excelente comprimento. Isso tem uma estrutura linda. Precisa de dois ou três anos para amolecer. Excelente potencial. Tente depois de 2023”.


94 Pontos - Alykhan Karim (CEO - Sonoma Market)


92 Pontos - Vinous - “O Chianti Classico Riserva 2018 é um vinho ousado e poderoso. Cereja preta, ferro, alcatrão, mentol e alcaçuz dão ao 2018 um perfil selvagem super-distintivo. Há muita profundidade e volume. Em 2018, o Riserva oferece uma expressão decididamente selvagem e alegre de Sangiovese. O melhor de tudo é que o Riserva continua a ter um valor fabuloso”.


História

Fundada por Fabrizio Bianchi, nas encostas de Barberino Val d’Elsa, em Florença, a propriedade Castello di Monsanto elaborou o primeiro Chianti Clássico de um vinhedo Cru, chamado de “Il Poggio”, no início dos anos 1960.


Pioneiro, as inovações da adega nos primeiros anos incluíram barris eslovenos para envelhecimento, em vez de barris de castanha velha, bem como a introdução de tanques de aço inoxidável para fermentação. Além disso, o Castello di Monsanto colheu o primeiro Cabernet Sauvignon 100%, ‘Nemo’, do vinhedo ‘Il Mulino’.


A propriedade Monsanto concentra aproximadamente 500 hectares, dos quais pouco mais da metade são bosques, enquanto olivais ocupam 37 hectares adicionais. Os vinhedos respondem por 175 acres, dos quais três quartos são vinhas de Sangiovese, a base para o Chianti Classico.


A adega do Castello di Monsanto impressiona! Seu túnel subterrâneo, com cerca de 820 pés de comprimento, que serve também como adega de envelhecimento para um potencial total de 1.500 barris é um dos mais deslumbrantes de toda a Itália e levou seis anos para ser construído à mão. A galeria, que conecta a nova adega com a original, está localizada abaixo do castelo e remonta a 1740.


Atualmente, Fabrizio Bianchi e sua filha, Laura, representam a tradição e a elegância que sempre estiveram associadas à propriedade. “Il Poggio” não era apenas uma inovação em 1962, representou uma nova visão para Chianti Classico. Ainda hoje, cada nova safra é aguardada com grande expectativa.


Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message