CLOS APALTA VINOTHEQUE 2013

Valle de Apalta, Chile
Valle de Apalta, Chile

CLOS APALTA VINOTHEQUE 2013

Aclamado vinho chileno no estilo bordalês, com safras premiadíssimas internacionalmente pela Wine Spectator. 98 Pontos por Suckling em 2020. Exuberante exemplar que justifica o reconhecimento de Apalta dentre os mais proeminentes terroirs do Novo Mundo

Selos e premiações

  • organico
  • JS 97
  • RP 96
  • WE 94
  • WS 93

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • VegetarianosVegetarianos
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

15.00%

Descanso

90 min

Tempo de Barrica

25 meses

Temperatura

17.00 °C

Uva/Corte

  • Carmenère
  • Cabernet Sauvignon
  • Merlot
  • Petit Verdot

Sobre o produto

O Clos Apalta é um vinho verdadeiramente artesanal. A proposta do produtor é fazer o melhor vinho do Chile, juntando a experiência francesa com o terroir único da região, baseado, sobretudo, na Carmenère.

Com processos de viticultura biodinâmica e orgânica, as uvas são colhidas manualmente em pequenas caixas de 14 quilos, para garantir o controle de qualidade característico

Elaborado a partir de um corte de 70% Carmenère, 21% Cabernet Sauvignon, 7% Merlot e 2% Petit Verdot, os frutos utilizados para a criação destes vinhos são cultivados em vinhas velhas, onde o rendimento é muito baixo, mas inversamente proporcional à alta qualidade das uvas.

Manualmente, as uvas são colhidas e desengaçadas manualmente e dispostas em pequenas caixas de 14 quilos, permitindo meticuloso controle de qualidade. O envelhecimento é feito por 28 meses em barricas de carvalho francês novas, onde ocorre a fermentação malolática. Não há clarificação nem filtração antes do engarrafamento, apenas a gravidade.

A safra de 2013 foi favorecida pelo inverno mais frio e seco e chuvas concentradas na primavera, com um verão mais frio e úmido (o dezembro mais chuvoso dos 10 anos anteriores). Complexo, o clima permitiu que a fruta perdesse cedo seus aromas e sabores vegetais, mas exigiu mais paciência para alcançar o amadurecimento, sendo necessária uma colheita mais rápida, para evitar risco de chuva.

Ao abrir este vinho, os reflexos violáceos nas bordas da taça com uma coloração de rubi profundo convida ao nariz extremamente complexo no início, após decantação mínima de 1 hora e ideal de 90 min.

As notas vão de fruta madura, especialmente amoras, mirtilos e cassis, com figo seco. O aromático se desenvolve com especiarias doces, cravo, pimenta-preta e um toque de lavanda.

Em boca se apresenta intenso, porém macio e de estrutura sedosa no paladar, com personalidade única. Repetem-se as notas de amora e mirtilo, com um persistente e levemente defumado final.

Um vinho desta estatura e estrutura é companhia ideal para um belo bife de wagyu ao molho rôti ou um boeuf bourguignon.


97 Pontos - James Suckling

“Fabulosa personalidade de frutos escuros, mirtilos e ervas frescas. Encorpado, denso e com camadas de amora e de chocolate, com toques de avelã e de frutas pretas. Taninos macios e bonitos de grande intensidade. Uma mistura de 70% Carmenère, 21% Cabernet Sauvignon, 7% Merlot e 2% Petit Verdot. Beba agora ou guarde”

96 Pontos - Robert Parker

"O poderoso Clos Apalta 2013 é uma mistura de 70% Carmenère, 21% Cabernet Sauvignon, 7% Merlot e 2% Petit Verdot. As uvas foram desengaçadas manualmente por 80 mulheres e fermentaram em cubas e barricas com leveduras nativas. Há mais frescor na colheita de 2013 com alguns aromas perfumados sob a espessa camada de aromas de fumo, especiarias doces e café torrado relacionados com a madeira, bastante picante ao estilo de 2011. Na boca mostra taninos abundantes e alguma secura com final de boca. Lembra cinza de charuto. Muito fiel ao estilo do engarrafamento, com a leveza recompensadora do ano fresco com mais Cabernet”

94 Pontos - Wine Enthusiast

“De imediato revela aromas de frutas pretas picantes. Madeira de bálsamo, cravo e terra anunciam um vinho especial de qualidade elevada. Na boca é maduro e concentrado (mesmo para um ano fresco) e idealmente equilibrado. Sabores de amora e de carvalho escuro nivelam o paladar com final tostado e denso. Beba até 2028.

93 Pontos - Wine Spectator

“Bem estruturado e poderoso, com sabores de framboesa vermelha e de ameixa preta, apoiados por uma acidez fresca. No paladar mostra toques macios de canela e de especiarias. Acabamento elegante. Carménère, Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot. Beba agora. Provado duas vezes, sempre com notas consistentes”

História

Clos Apalta é uma vinícola independente no estilo bordalês. Foi recomprada em 2017 pela Lapostolle, o mais francês dos produtores chilenos e criador da grife. A vinícola foi fundada pela francesa Alexandra Marnier em 1994 e remonta ao legado da família Bournet-Lapostolle, que, em 1827, começou a desbravar a então inóspita região do Vale de Apalta.

Após a estruturação da vinícola por Marnier, alcançou imenso prestígio nos anos 1990 e conseguiu aclamação da imprensa especializada, estabelecendo-se como um dos mais reputados nomes do vinho chileno.

A proposta de Alexandra Marnier é clara: criar vinhos chilenos notáveis misturando a experiência vitivinícola francesa ao terroir do Chile. Clos Apalta integra os mais de 370 hectares de cultivo de Lapostolle, com três vinhedos distintos, na região, exportando seus vinhos para mais de 60 países.

As parcelas mais antigas de Clos Apalta foram plantadas entre 1915 e 1920. Uma vinha centenária única com 40 hectares de pé livre, com vinhas com 80 anos. Carménère e Cabernet Sauvignon, com seus fenóis de alta qualidade, produzem uvas excelentes e suculentas.

Whats App Message