CLOS DE LUZ MASSAL 1945 CARMÉNÈRE 2020

Valle del Cachapoal, Chile
Valle del Cachapoal, Chile

CLOS DE LUZ MASSAL 1945 CARMÉNÈRE 2020

Massal 1945 é um Carménère de vinhas velhas de 77 anos, plantadas pela avó dos atuais donos da vinícola Clos de Luz no Vale do Almahue.

Selos e premiações

  • organico
  • GD 94
  • JS 91
  • V 92

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • AvesAves
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

14.00%

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Carmenère
  • Cabernet Sauvignon

Sobre o produto

A linha Massal 1945 é uma homenagem dos netos de Luz Edwards Cosmelli a ela, que plantou os que hoje vieram a ser os mais antigos vinhedos de Carménère de todo o Chile.

Este vinho conta com cultivo orgânico sem enxertia, colheita precoce para preservar a acidez e frescor, com colheita manual em pequenas caixas. A fermentação ocorre de forma espontânea, apenas com leveduras indígenas e mínima intervenção durante o restante do processo.

A madeira usada para a maturação dos vinhos é selecionada nas melhores tonelerias francesas (Taransaud e Sylvain), com formatos e tamanhos solicitados sob medida para o vinícola.

De cor vermelho-rubi intenso, traz aromas intensos de cerejas e morangos frescos, notas herbáceas, pimentão amarelo e tomilho. A passagem por madeira traz notas terrosas, com cogumelos e tabaco, balsâmico e tostado, mas sem sobrepor a fruta.

Em boca é fácil perceber que este é um Carménère bem feito, macio e com ótimo equilíbrio, com taninos suaves e acidez na medida, de sabor frutado e apimentado. Um final alongado convidando a próxima garrafa.

Este é um vinho com boa estrutura e textura, o que o torna companhia perfeita para pratos mais robustos como cortes de carne assada com boa presença de gordura.


94 Pontos - Guia Descorchados

“Provém de uma seleção de vinhedos plantados por volta de 1945 na zona de Almahue, no Vale do Cachapoal, e em um ano quente como 2020, este vinho mostra um frescor incomum. A colheita precoce contribuiu nesse sentido, o que faz com que o vinho pareça suculento e rico em frutos vermelhos. Foi envelhecido por um ano, metade em foudres e metade em barricas de diferentes usos anteriores, o que contribuiu com certa doçura e especiarias para este carmenere encantador e suculento.”

92 Pontos - Vinous“O Carménère Massal 1945 2020 de Almahue, Cachapoal, foi elaborado em tonéis e foudres usados ??por 12 meses. Vermelho granada nos olhos, o nariz oferece notas de pirazina e menta com toques de cereja ácida e ameixa madura. Na boca é tenso e suculento com expressão vibrante e fundo frutado e ligeiramente herbal. Uma abordagem delicada do estilo.”

92 Pontos - James Suckling

“Vermelho suculento e frutado com aromas de framboesa, groselha, ginja, cogumelos e ervas secas. Corpo médio com acidez brilhante e taninos elegantes. Crocante e delicioso. Beba ou segure.”

História

A Clos de Luz é uma vinícola familiar que produz vinhos de vinhedos próprios no Vale do Almahue, no Chile, com um grande foco na elaboração de vinhos de altíssima qualidade com casta Carménère, emblemática para o país.

A assinatura da casa são vinhos elegantes, com alto nível de frescor, de mínima intervenção e que são fermentados apenas com leveduras nativas. Os vinhos da família Edwards Cosmelli ressaltam fruta sobre madeira, e por isso são envelhecidos em foudres de carvalho francês, ânforas de barro e barricas de carvalho de 50 hl.

Os vinhedos da propriedade foram plantados em 1945 por Luz Edwards Cosmelli, avó dos atuais administradores da vinícola, e hoje são os vinhedos de Carménère mais antigos do país.

Whats App Message