COL D’ORCIA ROSSO DI MONTALCINO DOC 2021

Toscana, Itália
Toscana, Itália

COL D’ORCIA ROSSO DI MONTALCINO DOC 2021

Um Rosso di Motnalcino da histórica Col d’Orcia que é um verdadeiro “prazer absoluto ao paladar”, segundo o crítico Antonio Galloni.

Selos e premiações

  • S 93
  • V 91

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • QueijosQueijos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

14.50%

Descanso

60 min

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Sangiovese

Sobre o produto

Col d'Orcia significa “a colina com vista para o rio Orcia”, rio fica na fronteira sudoeste da região de Brunello di Montalcino dando nome para a vinícola familiar de mesmo nome.

Sob o comando do Conde Francesco Marone Cinzano, que vem de uma família com experiência em cultivo que vem desde o século XVI, faz parte da construção da Montalcino que conhecemos hoje, importantíssimos tanto no estabelecimento da fama mundial dos Rossos e Brunellos di Montalcino, quanto na implementação de agricultura orgânica na região.

No terroir do extremo sul da DOCG, encontramos a sub-região de Sant’Angelo in Colle, onde este Rosso é produzido. Famosa por vinhos exuberantes, opulentos, com bastante fruta madura, são Rossos e Brunellos com “um pé” no Novo Mundo.

O desafio se torna a busca pela elegância, pela acidez excelente, pelo álcool na medida certa e bom equilíbrio. Ninguém consegue fazer isso mais do que Col d’Orcia

Elaborado com uvas 100% Sangiovese e envelhecido por 12 meses em barricas de carvalho eslavo, apresenta uma coloração rubi profunda com tons violáceos.

Aromas de frutas vermelhas, meio carnudos, remetem a uma lasanha à bolonhesa de tanto que preenche o olfato.

Em boca é maravilhoso. Sua acidez toca na ponta da língua e expande, abrindo para sabores de cereja fresca, toque de dulçor natural, bem típico do sul de Montalcino, de excelente equilíbrio.

Um vinho elegante, com bastante corpo e taninos aveludados, que chegam mais tarde na degustação. Tudo na medida perfeita.

Um belo vinho para acompanhar queijos duros e harmonizar com carnes de caça. Um javali ao molho de frutas vermelhas criaria um espetáculo enogastronômico no paladar.

93 Pontos - Sonoma Market

91 pontos - Vinous

“O Rosso di Montalcino 2021 flutua com um rico blend de cerejas maceradas, sálvia e terra. Abre com adorável dulçor e maciez de frutas vermelhas, acolchoando o palato por meio de uma estrutura de acidez vibrante e fecha com florais de violeta. Seu final é admiravelmente longo, de estrutura inesperada, deixando um toque picante, com um herbáceo adocicado. Um prazer absoluto ao paladar!”

História

Uma ilha orgânica em Montalcino. É assim que se pode definir a vinícola Col d’Orcia. Sob o comando do conde Francesco Marone Cinzado, esta é, segundo ele, a “maior das pequenas vinícolas” da Toscana. Afinal, produz mais garrafas que a média das vinícolas familiares – aproximando-se a uma escala industrial.

Francesco é membro de uma família aristocrática com uma longa história de vinificação que remonta ao século XVI. Originalmente, a família se estabeleceu no Piemonte. Tudo começou com os irmãos Giovanni e Carlo Stefano Cinzano. Utilizando ervas e plantas aromáticas dos alpes italianos, eles irmãos criaram um vermute tinto em 1757, que se tornou o famoso vinho aromatizado ‘Cinzano’, que mais tarde se tornaria uma marca global.

A família também foi fundamental no desenvolvimento da uva Moscato e do vinho Asti Spumante. Em meados do século XIX, a família de Francesco tornou-se consultora da Casa Real de Sabóia e do Rei da Sardenha. O avô de Francesco era um grande amigo de Umberto II, o príncipe herdeiro do Piemonte, e eles passavam os fins de semana esquiando, caçando e navegando juntos.

Em 1940, Umberto II concedeu o título de ‘Conde’ ao avô de Francesco; Francesco comenta que é o único título aristocrático na Itália concedido exclusivamente pelos serviços prestados ao vinho.

Considerada a quinta maior produção orgânica certificada na Toscana, desde 2010 todas as vinhas, olivais, campos e até jardins da propriedade são cultivados seguindo práticas agrícolas exclusivamente biológicas.

Whats App Message