COLLOSORBO DOCG BRUNELLO DI MONTALCINO 2017

Toscana, Itália
Toscana, Itália

COLLOSORBO DOCG BRUNELLO DI MONTALCINO 2017

Elegante e envolvente Brunello, com 96 Pontos e distinção "#1 Brunello di Montalcino" pela Decanter World Wine Awards 2022

Selos e premiações

  • bestSellers
  • D 96
  • S 94

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • QueijosQueijos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

14.50%

Descanso

120 min

Tempo de Barrica

36 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Sangiovese

Sobre o produto

O vinho considerado "#1 Brunello di Montalcino do Ano" pela revista inglesa Decanter, na sua avaliação DWWA, feito anualmente por alguns dos maiores especialistas de vinhos do mundo.

De Castelnuovo dell’Abate, este grande Brunello é uma obra-prima da Collosorbo, entre os melhores produtores do sul de Montalcino.

Elevado entre 300 e 500 metros de altitude, protegido pelo Monte Amiata dos ventos quentes subindo do sul do país e abençoado por alta exposição solar, Castelnuovo dell’Abate é considerada a melhor das 5 distintas sub-zonas do sul de Montalcino. Lá os vinhos expressam fruta abundante, estrutura e longevidade.

Este Brunello distingue-se por tanto sua opulência quanto sua elegância!

De cor vermelha rubi profunda, apresenta aromas instigantes de cerejas frescas, envoltas em notas minerais, de especiarias doces e café mocha.

Ao palato entra redondo e voluptuoso, com notas de frutas vermelhas, e um frescor que seduz e nos eleva a outro patamar. Toques de toranja mesclados com uma mineralidade impressionante e nuances terrosas se fazem presentes e se integram com taninos refinados e uma acidez que vibra com louvor!

Nada fechado, pronto para tomar (decantar, por favor!), ainda assim este vinho vai evoluir com grande sucesso por 10 -12 anos na adega.

Um vinho para meditar, para prestar atenção ao seu caráter e evolução, ou degustar em uma ocasião ou jantar especial. Recomendamos harmonizar com cordeiro na brasa, um risotto de cogumelos ou um belo ojo de bife.

#1 Brunello di Montalcino do Ano - Decanter World Wine Awards 2022 (103 vinhos avaliados)

96 Pontos - Decanter -”O vinho oferece aromas intensos de frutas vermelhas embebidas em notas balsâmicas, minerais e terrosas. Além de especiarias aromáticas e um toque picante de frutas ácidas que adicionam frescor e complexidade ao final. Termina com uma sensação aveludada e com um equilíbrio encantador.”

94 Pontos - Sonoma Market

História

Propriedade fundada por Giovanni Ciacci em 1995, atualmente comandada por suas filhas enólogas Laura e Lúcia, Collosorbo é hoje considerado um produtor de referência no sul de Montalcino.

A propriedade da família foi construída sobre túneis utilizados pelos etruscos, povo que existia na Toscana antes da ocupação romana. Hoje, a família possui 20 hectares de oliveiras e 15 vinhedos diferentes, a maioria direcionada para os Brunello e Rosso di Montalcino. A altitude é perfeita pela produção de Brunello, 300 m acima do mar, e o ferro no solos, pouco encontrado fora de Castellnuovo dell’Abate, contribui à complexidade e características minerais dos seus vinhos.


O nome Collosorbo é referência às árvores natais (sorbo) que crescem nas colinas (colli) da região, mas também tem outro significativo: “pescoço forte” em italiano antigo. Bem escolhido: não foi fácil para três mulheres winemakers ganharem destaque como uma das melhores famílias produtoras na DOCG mais importante da Itália.


O Brunello da Collosorbo é um excelente meio-termo entre o estilo de winemaking moderno e o tradicional da região. Para envelhecer os vinhos, a família usa barricas de carvalho francês de 3? uso (barricas usadas para não aportar sabores fortes de madeira) para 30% do blend. Para o resto emprega os “botte” tradicionais da região, cascas de 60hL de carvalho eslavo. O resultado é um vinho mais aberto e menos “duro” na sua juventude.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message