COLLOVRAY ET TERRIER DEUX ROCHES SAINT-VÉRAN AOC TRADITION 2020
Um Chardonnay rico, maduro e vivaz. Foi o primeiro vinho produzido pela Deux Roches, eleito "#1 da Borgonha em 2020" pelo Guia Gault&Millau. Experimente!
Selos e premiações
- AK 91
- S 91
Harmonize com
- Comida Japonesa
- Peixes
- Frutos do mar
Teor Alcoólico
13.00%Descanso
60 minTemperatura
12.00 °CUva/Corte
- Chardonnay
Sobre o produto
Nesta parte do sul da Borgonha, as vinhas ocupam uma paisagem de pequenas colinas e vales que parecem ter sido pintados pelo pincel de um artista.
As colinas de Mâconnais estendem-se por cerca de 40 km desde a Côte Chalonnaise até à Roche de Solutré. As videiras foram plantadas aqui no tempo dos romanos e foram promovidas na Idade Média pelas poderosas abadias de Tournus e Cluny.
Esta paisagem encantadora foi celebrada pelo poeta Lamartine, um dos seus filhos nativos.
Aqui nasce este Saint-Véran, um branco rico e maduro, cheio de vivacidade. Seu grande caráter e sua bela tipicidade são unânimes. Este foi o primeiro vinho produzido na Deux Roches, produtor reconhecido como "#1 da Borgonha em 2020" pelo Guia Gault&Millau e selecionados como produtor principal da Berry Bros & Rudd, um dos maiores varejistas britânicos
Um cuvée que se destaca desde o momento que é servido, pois tem cor amarelo-ouro brilhante, lembrando até mesmo ouro líquido.
Exala um aroma floral que lembra madressilva e flores de acácia, com toques de frutas como maçã verde, pera crocante e damasco. Uma vez na boca, revela-se ao mesmo tempo firme e volumoso, delicadamente estruturado e mineral. O final persistente é carregado por suave amargor cítrico.
Vai bem com típicos pratos franceses, como queijo de cabra de Mâconnais, tajine de frango com limões, trutas de Jura… mas também vai bem com uma apetitosa lasanha de berinjela com legumes grelhados.
História
Os produtores Jean-Luc Terrier e Christian Collovray, da Domaine des Deux Roches, estão certamente entre os produtores de elite dos Maconnais. Seu vinho é vinificado e envelhecido em aço inoxidável e é uma expressão rica e pura de Chardonnay.
Uma proporção de 'Les Terres Noires', 'Chailloux' e os vinhos de Vieilles Vignes são envelhecidos em carvalho de Vosges e Allier. Estes são alguns dos melhores vinhos da comuna, enfatizando que uma política de qualidade sobre quantidade invariavelmente.