CORTES DE CIMA TINTO 2017

Alentejo, Portugal
Alentejo, Portugal

CORTES DE CIMA TINTO 2017

Um alentejano encorpado, rico e intenso, esbanjando tipicidade e personalidade!

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

15 min

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Aragonêz
  • Alicante Bouschet
  • Cabernet Sauvignon
  • Petit Verdot
  • Syrah
  • Touriga Nacional

Sobre o produto

O Alentejo tem sido um centro chave do renascimento do vinho em Portugal nas últimas décadas. A quantidade de vinho de excelente qualidade agora gerada pelas pequenas propriedades independentes da região é impressionante.


A Cortes de Cima é uma destas pequenas vinícolas familiares reconhecida por seus vinhos de qualidade, tendo este Tinto sendo considerado seu vinho emblemático. Elaborado de um blend de uvas tintas com a maior parte composta de Aragonez, Syrah E Touriga Nacional, este tinto robusto é envelhecido por 12 meses em barris de carvalho francês e americano e loteado a fim de se obter o equilíbrio entre expressão frutada e notas amadeiradas.


O resultado é um vinho de coloração rubi intensa, esbanjando aromas intensos de frutas pretas maduras, ameixa e cerejas, notas florais e herbáceas como cravo e eucalipto, entre algumas nuances de especiaria, com pimenta preta e noz moscada.


Em boca é encorpado e sedoso, trazendo núcleo de fruta preta suculenta, notas de chocolate amargo e tosta de madeira. Bem estruturado, tem taninos amaciados e acidez na medida, com final alongado e persistente.


Harmoniza bem com charutos, costela assada, queijos cremosos e risoto de cogumelos.

História

Cortes de Cima é uma propriedade familiar, com vinha e olival, localizada perto de Vidigueira no Alentejo, a região vitivinícola demarcada mais a sul do Alentejo, que tem sido uma zona de cultivo de vinha desde os tempos da invasão Romana.


Os Romanos usaram “Talhas” (grandes vasos ou ânforas) para a fermentação e armazenagem de vinhos, um costume ainda usado hoje em dia, presente também na etiqueta da vinícola a Talha como símbolo. Olivais antigos, com oliveiras com mais de 2000 anos, compartilham o terreno com limoeiros, vinhedos e ruínas Romanas.


A propriedade, que é totalmente uma empresa de família, tem uma área de 365 hectares: 130 de Vinha, 50 de Olival, 50 de Sobreiros e 100 de Cereais.

Whats App Message