DAMILANO BAROLO CANNUBI CRU 2016
"Top 10 Vinhos do Mundo" pela Forbes. Um Barolo grandioso, de um dos Crus mais prestigiados de Piemonte e com assinatura da renomada Damilano, considerado Top 3 da safra 2016 e com 98 Pontos.
Selos e premiações
- AK 98
- JS 98
- RP 97
Harmonize com
- Carnes
- Massas
- Vegetarianos
- Queijos
Teor Alcoólico
14.00%Descanso
120 minTemperatura
16.00 °CUva/Corte
- Nebbiolo
Sobre o produto
Se houvesse uma classificação Grand Cru no Piemonte semelhante à existente na Borgonha, o Cannubi seria considerado um dos poucos vinhedos.
Os vinhos de Cannubi mostram uma finesse, elegância e longevidade que há séculos, antes da formação da DOCG Barolo, geraram barulho. Desde a idade medieval as colinas deste vinhedo foram plantadas com Nebbiolo, um barril de Cannubi valia ouro, ao redor da Europa. Não há nenhum vinhedo em Piemonte tão histórico.
As melhores parcelas de Cannubi pertencem à velha guarda de Barolo: Borgono, Rinaldi, Damilano. Destes produtores vêm as versões mais extraordinárias, Barolos etéreos.
Este foi fruto de um ano extraordinário na DOCG, “2016 é uma safra cheia de vinhos verdadeiramente espetaculares e de tirar o fôlego, que capturam todo o pedigree de que Nebbiolo e Barolo são capazes”, segundo o crítico italiano Antonio Galloni. Os outros críticos concordam - 2016 foi a melhor safra da década em Barolo.
Este foi, sem dúvida, um dos melhores vinhos da safra.
De cor rubi granada com reflexos alaranjados, oferece um envolvente bouquet perfumado com notas de frutas maduras, como cereja e ameixa, envoltas em nuances de tabaco, couro, alcaçuz e cacau. Ao palato, se mostra amplo e abrangente, com notas de cereja preta fresca, casca de ameixa, folha de chá preto e balsâmico. Exibe taninos firmes e musculosos em perfeito equilíbrio com uma acidez vibrante e um final persistente e poderoso, de um minuto ou mais.
Um vinho de finesse incrível, sedosidade, estrutura, perfeição. Um espetáculo de degustar, de deixar no decanter ao longo de horas e sentindo a evolução.
Pelos críticos, considerado um dos maiores Barolos de todos os tempos, também o melhor exemplar do vinhedo Cannubi da safra.
Se for tomar agora, recomendamos decantar por 2 - 3 horas. Este vinho começará a entrar no ápice a partir de 2025 e evoluirá com sucesso por 20 anos na adega.
Para harmonizar? Inspire-se pelos pratos da cozinha piemontesa, como pratos à base de trufas brancas, carnes assadas, principalmente de caça e queijos envelhecidos.
Top 10 Vinhos do Mundo - Forbes
Top 3 Barolos da 2016- James Suckling
#1 Barolo Cannubi - James Suckling
98 Pontos - Alykhan Karim - CEO, Sonoma Market
98 Pontos - James Suckling
Grãos de cereja a ameixas vermelhas cobertas de chocolate e cerejas vitrificadas. Notas integradas de casca e sândalo. Encorpado com taninos fortes e musculosos, imponente estrutura e poder. Não obstante, tudo está em equilíbrio e entregue com notável precisão e garra.
97 Pontos - Robert Parker
O Damilano 2016 Barolo Cannubi mostra incrível complexidade, uma natureza profunda. Este é o DNA do Cannubi cru, talvez o vinhedo mais celebrado na denominação de Barolo. Aqui os solos são arenosos e levemente compactos e bem drenados (na verdade, uma mistura de 45% de areia, 35% de lodo e 20% de argila). Essas condições contribuem para a concentração escura e o suporte estrutural firme encontrado aqui. Esses ativos são particularmente aparentes nesta safra clássica. Frutas escuras e cerejas secas cedem a trufas terrosas e alcaçuz. Dessas várias expressões de vinhedo único, os taninos firmes neste Cannubi definitivamente sugerem uma longa janela. Este vinho é o meu favorito neste voo de Damilano, e esta colheita de 40.000 garrafas distingue-se pela sua pura excelência.
História
Damilano é velha guarda em Barolo, uma das casas mais importantes na MGA Barolo, um dos 5 principais sub-zonas da DOCG Barolo.
Um dos últimos produtores de Barolo com estilo tradicional, ativo desde 1890, quando Giuseppe Borgogno, o bisavô dos atuais proprietários, começou a cultivar e a fazer vinho.
As uvas são cultivadas em vinhedos de prestígio e com o mesmo cuidado e respeito dos tempo de fundação, combinando as inovações da vinificação moderna para buscar a mais alta qualidade. A produção de Nebbiolo de Damilano vem dos grandes Crus: Cannubi, Liste, Brunate e Cerequio.
Cannubi talvez é o vinhedo mais famoso da MGA Barolo e um dos mais importantes da DOCG, é aqui que Damilano brilha. O vinhedo tem características verdadeiramente inconfundíveis. O prestígio absoluto das uvas cultivadas ao longo desta colina deve-se a uma composição particular dos solos: de fato, trata-se do único terroir em todo o distrito de Barolo de solo tortoniano e helvético, pertencente a duas épocas geológicas distintas.
O alto teor de areia transmite fragrâncias intensas aos vinhos. A alcalinidade e a presença de cálcio conferem um toque de finesse e elegância. O potássio, o magnésio e os microelementos ali presentes, conferem-lhe uma cor intensa e brilhante, bem como elevada concentração de polifenóis.
Hoje os vinhos de Damilano, particularmente os Crus Cannubi, Brunate e Cerequio, são considerados entre os melhores exemplos de Barolo, se encontram disponíveis nas cartas de restaurantes 3 estrela Michelin em Roma, Paris, Nova York e Londres.