DE MARTINO GALLARDIA CINSAULT TINTO 2022

Valle de Itata, Chile
Valle de Itata, Chile

DE MARTINO GALLARDIA CINSAULT TINTO 2022

Um tinto leve e fresco, extremamente gastronômico, da tradição centenária do Vale do Itata. Suculento e fácil de beber.

Selos e premiações

  • organico
  • AD 92
  • GD 92

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • VegetarianosVegetarianos
  • AvesAves
  • NutsNuts

Avise-me

Teor Alcoólico

12.50%

Temperatura

15.00 °C

Uva/Corte

  • Cinsault

Sobre o produto

De Martino desenvolveu a série Itata em referência ao terroir da sub-região dos vinhos ancestrais chilenos como homenagem aos vinhedos litorâneos do Vale do Itata, localizado na região sul do Chile, berço da viticultura do país, com vinhas que datam de 1551. Nessa área pratica-se agricultura orgânica, sem irrigação artificial e com manejo do vinhedo realizado a cavalo.

Este 100% Cinsault vem de vinhas de 35 anos, plantadas em pé-franco na zona de Guarilihue, no Itata. Passa por fermentação espontânea em tanques de inox, com maceração com as cascas por 40 dias.

Em taça exibe uma coloração rubi translúcida, clara elegante. No nariz uma festa de frutas vermelhas frescas, amora, morango, acompanhados de toques de violeta.

No paladar destaca-se pela sua elegância e notável frescor, as frutas continuam, sem o dulçor do nariz, mas refrescantes, com acidez maravilhosa, taninos finos e delicados. Estilo muito mais próximo da elegância que da potência, sempre convidando para o próximo gole. Foi a estrela da nossa degustação!

O frescor e delicadeza deste Cinsault o coloca ao lado da Pinot Noir na harmonização. Portanto, procure combiná-lo com entradas frias. Pratos vegetarianos encorpados, como um risoto primavera ou uma massa com cogumelos frescos também podem ser bons caminhos.

92 Pontos - Descorchados

Este é o Cinsault de entrada da variedade no portfólio da vinícola De Martino, produzido a partir de vinhedos plantados em 1975 na região de Guarilihue, em direção à costa do Vale do Itata. As uvas são desengaçadas e maceradas a frio durante três dias antes do início da fermentação. O vinho envelhece em barricas durante quatro meses, e resulta num suco leve de cereja, com acidez suculenta. Pronto para beber agora e matar a sede do verão.

92 pontos - Revista Adega

Tinto elaborado exclusivamente a partir de uvas Cinsault advindas de um vinhedo de mais de 30 anos, cultivado na zona de Guarilihue, com fermentação espontânea e sem passagem por madeira. Mais uma ótima edição desse vinho, que esbanja frutas vermelhas e negras de perfil mais fresco seguidas de notas florais, terrosas e de ervas, tudo equilibrado por taninos firmes e finos e vibrante acidez. Tem final persistente e atraente, com toques redutivos, de amoras e de groselhas. Álcool 13%.

História

Em 1934 o italiano Pietro de Martino chegava ao Chile em busca de um lugar único para produzir vinhos. Foi assim que fundou a De Martino, no coração do Valle del Maipo.

Ainda na década de 1990, a vinícola embarcou em um projeto, até então pioneiro no país, para converter as práticas tradicionais de cultivo nos vinhedos em um processo 100% orgânico.

Com todo esse respeito ao sagrado terroir que elabora seus vinhos, o conteúdo engarrafado busca transmitir um sentido de lugar, pureza e equilíbrio. Por isso é tão importante o cultivo sustentável e o uso de técnicas tradicionais de vinificação.

Sob o comando do enólogo Marcelo Retamal, os vinhos refletem o lugar de onde vem, mostrando assim a diversidade única do Chile.

Whats App Message