Domaine Bousquet Gaia Malbec Blend 2019

Mendoza, Argentina
Mendoza, Argentina

Domaine Bousquet Gaia Malbec Blend 2019

Um belíssimo Malbec Blend elaborado pela Domaine Bousquet, o maior produtor orgânico da Argentina na atualidade.

Selos e premiações

  • bestSellers
  • organico
  • TA 92
  • WE 91

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • ÁrabeÁrabe
  • HamburguerHamburguer

Avise-me

Teor Alcoólico

14.50%

Tempo de Barrica

10 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Cabernet Sauvignon
  • Malbec
  • Syrah

Sobre o produto

Tupungato é considerada uma das melhores regiões para o cultivo da uva Malbec. Os solos são arenosos e cheios de oxigênio. Além de conservarem o calor precioso noite adentro, permitem que as raízes das videiras se aprofundem muito, o que resulta em cachos pequenos e muito concentrados.

Nesta vinícola, o costume é fazer a vinificação em tanques de inox e depois deixa o vinho amadurecendo por 10 meses em barricas de carvalho. Tudo feito por gravidade, sem uso de bombas ou filtros.

Gaia recebeu esse nome em homenagem à deusa que representa a mãe terra na mitologia grega e é um lindo blend orgânico e vegano de Malbec (50%), Syrah (45%) e Cabernet Sauvignon (5%) bem diferente dos típicos “mendocinos” que estamos acostumados a achar com facilidade aqui no Brasil.

Em taça sua cor é um vermelho tão escuro que é quase violeta, e ao servirmos já pudemos sentir os deliciosos aromas de fruta vermelha bem madura, quase cozida, como morangos, framboesas, amoras, cerejas e groselhas bem docinhas. Também um toque de especiarias como anis estrelado e mentol.

Em boca é lindo! Entra bem macio e vai se abrindo gradualmente, mostrando todas as suas nuances. Não chega a ter tanta abundância de fruta quanto em nariz, mas ela segue presente, agora com nuances de baunilha, cravo da índia e ameixas secas.

Bem sóbrio, refrescante e levemente apimentado, tem corpo médio e um final de boca prolongado. Apesar de toda maciez, seus taninos estão presentes, mas são perfeitamente equilibrados pela sua acidez.

Vai muito bem com uma picanha na brasa ou queijo Gouda.

92 Pontos - Guia Descorchados - “Um malbec suculento, com muito caráter varietal, com toques florais e muitos sabores de frutas vermelhas muito exuberantes e frescas. O paladar tem taninos polidos e uma certa doçura que sublinha a sua personalidade fácil de entender. Com dez meses de envelhecimento em barris, este vem dos vinhedos mais antigos da propriedade Bousquet em Gualtallary, ao norte do Vale do Uco”.

92 Pontos - Tim Atkin

91 Pontos - James Suckling - “Aromas de amoras, ervas silvestres, violetas e raspas de limão. É de corpo médio com taninos elegantes e acidez brilhante. Alguns tons salgados. Beba agora”.

91 Pontos - Wine Enthusiast - “Aromas de frutas negras maduras e terrosas preenchem um buquê carregado, enquanto este vinho parece denso e vivo. Sabores de amora, ameixa preta e groselha preta são a assinatura dos Malbecs do Vale do Uco”.

História

A família Bousquet é original de Carcassonne, no sul da França, e tem 4 gerações na tradição vinícola. Em 1990 os Bousquet chegaram a Mendoza, e em 1997, surge a primeira parcela de vinhos produzida no Vale de Gualtallary, em Tupungato, a uma altitude de 1400 metros.

Hoje, a Domaine é comandada por Labid Ameri que em 2005 criou a estrutura comercial da Domaine Bousquet, resultando em uma presença de marca em mais de 30 países. Anne Bousquet, co-fundadora e sócia, é economista e cuida do dia a dia do negócio.

Um dos pilares da empresa é a agricultura orgânica, e a Domaine Bousquet foi a primeira vinícola argentina a ser 100% orgânica, desde as uvas até as hortaliças que usa para as refeições diárias cultivadas na propriedade.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message