DOMAINE DU PEGAU CHÂTEAUNEUF-DU-PAPE CUVÉE RÉSERVÉE ROUGE 2020
“Sublime”, “a melhor safra dos últimos tempos”, “Pegau por excelência”, um Châteauneuf-du-Pape elaborado por um dos grandes nomes do Rhône. Um privilégio!
Selos e premiações
- JS 96
- RP 98
- V 96
Harmonize com
- Carnes
- Vegetarianos
- Árabe
Teor Alcoólico
14.00%Descanso
60 minTemperatura
16.00 °CUva/Corte
- Grenache
- Mourvèdre
- Syrah
Sobre o produto
Um dos grandes nomes em Châteauneuf-du-Pape, o Domaine du Pegau elabora este emblemático Cuvée Réservee. Um tinto que é a assinatura da família Feraud ao longo dos anos e um privilégio poder apreciá-lo hoje no Brasil.
Um blend de 13 castas, principalmente Grenache (80%), Syrah (6%), Mourvèdre (4%) e outras uvas (10%), revela com exuberância singular as características típicas do terroir de Châteauneuf-du-Pape, região onde a propriedade soma séculos de legado.
De colheita manual, com leveduras nativas e fermentação espontânea, este vinho passou por 24 meses de envelhecimento em barricas de carvalho de 50 hl.
De profunda coloração rubi, oferece inebriantes aromas de cereja, fambroesa, zimbro e pimenta, evoluindo para nuances de ameixa, couro e sous-bois.
No paladar é poderoso e generoso, sustentado por taninos refinados e notas complexas. Um vinho redondo, complexo e com um longo final de boca.
O melhor Châteauneuf-du-Pape disponível no Brasil hoje abaixo dos 4 dígitos!
Um Châteauneuf-du-Pape desta categoria seguirá evoluindo muito bem pelos próximos 20 anos. Para degustá-lo hoje, recomendamos aerar o vinho no decanter por, no mínimo, 60 minutos.
Harmoniza impecavelmente com paleta de cordeiro com tomilho na brasa e carnes de caça de longo cozimento.
98 Pontos - Robert Parker
Fiquei ainda mais impressionado com o Châteauneuf du Pape Cuvée Réservée 2020 do que com o 2019. Com aromas florais loucamente complexos, garrigues, framboesas e cerejas, este é um exemplo incrivelmente perfumado de Pegau. Médio a encorpado, sedoso, elegante e longo, este é o Pegau por excelência.
96 Pontos - James Suckling
Um Chateauneuf-du-Pape em camadas e bem equilibrado, com aromas de frutos silvestres, ervas secas, couro, carne assada e pedras. É encorpado, com taninos finos e firmes. Muitas camadas e equilíbrio com caráter contido na boca, apesar do caráter generoso da safra. Complexo e aveludado com cereja e ervas secas no final. Afunilado e estruturado com grande foco e extensão. Melhor depois de 2025.
96 Pontos - Vinous
O Châteauneuf-du-Pape Cuvée Réservée 2020 é uma das safras mais fortes deste vinho na história recente. É magnífico, saindo do copo com aromas pungentes de creme de cassis, framboesa madura e morango, carne curada, tabaco, alcaçuz, iodo e garrigue. Encorpado, vibrante até a essência e oferecendo um perfil multidimensional, este vinho é muito, muito bom. A família Féraud e toda a equipe merecem uma salva de palmas por este sublime Cuvée Réservée.
História
O legado da família Feraud no Sul do Rhône remete a 1670, quando seus ancestrais da cultivavam azeitonas, cerejas e uvas. Por muitos anos a propriedade da família foi conhecida como Domaine Feraud Fils e elaboravam o tradicional Châteauneuf-du-Pape.
Em 1987, o Domaine du Pegau foi fundado como o conhecemos hoje, quando Laurence Feraud (filha de Paul Feraud) retornou de seus estudos de enologia e se juntou a seu pai para criar a vinícola. “Pegau” era o nome de uma jarra de vinho utilizada no século XIV durante o período papal.
Mais tarde, em 2012, a família adquiriu outra propriedade de 41 hectares de vinhas, o Château Pegau, este destinado a produção de vinhos de outras regiões.
Atualmente as propriedades da família se dividem em 21 hectares de Châteauneuf-du-Pape Rouge e 2 ha de Châteauneuf-du-Pape Blanc (Domaine du Pegau); 5 ha de Côtes du Rhône Village Rlouge, 20 ha de Côtes du Rhône Rouge, 5 ha de Côtes du Rhône Blanc, e 11 ha de Vin de France.