DOMAINE JEAN-MAX ROGER VIEILLES VIGNES SANCERRE BLANC 2021

Loire, França
Loire, França

DOMAINE JEAN-MAX ROGER VIEILLES VIGNES SANCERRE BLANC 2021

De vinhas velhas de até 40 anos de idade, este Sauvignon Blanc do seu autêntico território de Sancerre, de grande volume e persistência, é um dos melhores da AOC, ápice da produção da centenária Jean-Max Roger. 93 Pontos pela inglesa Decanter e 94 Pont

Selos e premiações

  • D 93
  • S 94

Harmonize com

  • Comida JaponesaComida Japonesa
  • PeixesPeixes
  • Frutos do marFrutos do mar

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

13.50%

Descanso

60 min

Temperatura

15.00 °C

Uva/Corte

  • Sauvignon Blanc

Sobre o produto

No terroir histórico do Vale do Loire, um autêntico representante da Sauvignon Blanc, no que muitos consideram seu melhor terroir, elaborado pela centenária família Roger, que produz vinhos de muita personalidade em três apelações: Sancerre, Pouilly-Fumé e Menetou-Salon.

Os terroirs de Bué expressam todo o seu potencial nesta cuvée Vieilles Vignes. As “caillottes” calcárias pedregosas conferem delicadeza e elegância, enquanto as margas conferem força e estrutura, sustentadas pelo envelhecimento parcial em barricas de carvalho francês.

Elaborado a partir de vinhas com idade de 40 anos, o vinho passa por longa fermentação com leveduras naturais. De 70% a 80% envelhecem em tanques de aço inoxidável, enquanto 20% a 30% amadurecem em barris de carvalho francês de 400 litros, por 10 a 14 meses, quando então ocorre a mistura final e vai para a garrafa, onde passa 2 meses estocado.

De cor amarelo palha indo para o branco, revela um nariz pleno e límpido com toques minerais de pedra quebrada e pedra de isqueiro, e ervas como arruda. Estrela da degustação especial de Sancerre feita com nosso time de sommeliers, tem um leve lado de mel que lembra Puligny-Montrachet, com uma complexidade e qualidade maior que muitos dos Chablis Premier Cru que já provamos.

Potencial de guarda para 10 anos ou mais.

A sugestão de harmonização da domaine é bem específica para este vinho. Aproveite a acidez fina e elegante para pareá-lo com uma lagosta grelhada.

93 Pontos - Decanter

“Caráter distinto de toranja e groselha dominam o nariz, enquanto a textura volumosa e a acidez vigorosa e crocante alongam o final. Este vinho muito preciso beneficiaria de mais tempo em garrafa e tem potencial para envelhecer bem dada a sua acidez. 50% das vinhas deste cuvée são plantadas em marga Kimmeridgian e 50% em calcário (caillottes). As uvas colhidas manualmente são vinificadas numa mistura de barricas de aço inoxidável (60%) e carvalho de 400 litros (40%). Eles inicialmente usam leveduras nativas antes de usar leveduras neutras posteriormente na fermentação. É envelhecido na mesma mistura de aço inoxidável e madeira durante 10 meses antes de ser misturado e amadurecido por mais quatro meses. Jean-Max Roger e sua esposa Nicole fundaram a propriedade em 1970 no centro de Bué com 4ha. Eles agora têm 35ha (29ha em Sancerre, 6ha em Menetou-Salon). Thibault e Etienne, seus filhos, juntaram-se a eles em 2004.

94 Pontos - Sonoma Market

História

Herdeira de uma longa linhagem de vignerons, os primeiros escritos mencionam a família Roger desde o século XVII. Até a década de 1960, as gerações se sucederam praticando a agricultura e a criação mista, o marido cuidando das vinhas e a mulher das cabras.

Jean-Max Roger apodera-se dos 4 hectares de vinhas que lhe foram legados pelos pais no início dos anos 1970. Com a sua mulher Nicole, concentram-se na vinha e desenvolvem a propriedade para lhe dar os contornos atuais.

Em 2004, após várias experiências na França e no exterior, seus filhos Thibault e Etienne se juntaram ao pai para complementar e perpetuar o savoir faire da família.

Atualmente, a propriedade envolve a apelação de Pouilly Fumé em 34 hectares, sendo 28 em Sancerre 6 em Menetou-Salon, que oferecem uma diversidade excepcional de exposição, encostas e solos, distribuídas pelos três grandes terroirs da região.

Encontramos outros produtos que você pode gostar!
Whats App Message