DOMAINE JEAN-MAX ROGER SANCERRE CUVÉE GENÈSE 2022
Exemplar da Sauvignon Blanc diretamente do seu melhor terroir, em Sancerre, que demonstra a gênese da produção vitivinícola centenária da família Roger.
Selos e premiações
- AK 92
Harmonize com
- Peixes
- Frutos do mar
Teor Alcoólico
13.50%Descanso
60 minTemperatura
15.00 °CUva/Corte
- Sauvignon Blanc
Sobre o produto
No terroir histórico do Vale do Loire, a centenária família Roger é uma das mais tradicionalistas e mais importantes da região. Produz vinhos de muita personalidade em três apelações: Sancerre, Pouilly-Fumé e Menetou-Salon.
Nos últimos 20 anos, Jean-Max Roger tem se destacado entre os grandes vignerons da região, chamado pelo Eric Asimov, crítico do New York Times, como “um produtor excelente, que vale muito a pena seguir”.
Sancerre é a mais emblemática das denominações do Loire, ápice do pré-histórico solo Kimmeridgiano. Jancis Robinson chama este lugar de “o embaixador mais famoso do Loire”.
Berço da Sauvignon Blanc, suas colinas de calcário e clima semi continental atribuem aos seus brancos uma inigualável textura, de caráter mineral, com acidez vibrante e longa guarda.
Este vinho foi elaborado a partir de vinhas com idade entre 5 e 40 anos, desenvolve sua mineralidade fermentado longamente em leveduras naturais. Após este processo descansa sobre as borras por até 3 meses antes de passar por refinamento e filtragem. Em seguida, é guardado por um mínimo de 2 meses em garrafa antes de ser comercializado.
O resultado é um branco que representa a gênese do patrimônio dos Roger, repleto de elegância, delicadeza e untuosidade em suas notas silex e maracujá.
Em boca, destaca-se a abundante mineralidade e frescor, bom corpo, traços de suco de maracujá cremoso e frutas cítricas bastante pronunciadas e uma acidez vibrante, que brilham durante toda a experiência de degustação e contribuem para um final longo e saboroso. Um vinho de grande potencial de guarda, entre 3 e 10 anos.
Este cuvée clama por frutos do mar. Aproveite para saboreá-lo principalmente harmonizado a pratos de crustáceos e mariscos sem molhos muito fortes e picantes.
92 Pontos - Alykhan Karim - CEO Sonoma Market
História
Herdeira de uma longa linhagem de vignerons, os primeiros escritos mencionam a família Roger desde o século XVII. Até a década de 1960, as gerações se sucederam praticando a agricultura e a criação mista, o marido cuidando das vinhas e a mulher das cabras.
Jean-Max Roger apodera-se dos 4 hectares de vinhas que lhe foram legados pelos pais no início dos anos 1970. Com a sua mulher Nicole, concentram-se na vinha e desenvolvem a propriedade para lhe dar os contornos atuais.
Em 2004, após várias experiências na França e no exterior, seus filhos Thibault e Etienne se juntaram ao pai para complementar e perpetuar o savoir faire da família.
Atualmente, a propriedade envolve a apelação de Pouilly Fumé em 34 hectares, sendo 28 em Sancerre, 6 em Menetou-Salon, que oferecem uma diversidade excepcional de exposição, encostas e solos, distribuídas pelos três grandes terroirs da região.