DOMAINE JEAN-MAX ROGER SANCERRE CUVÉE "LES CAILLOTTES" 2022
Refinado, estupendamente fresco e mineral, um lindo Sancerre assinado pela centenária família Roger, uma das mais tradicionalistas e mais importantes da região. Fascinante!
Selos e premiações
- AK 92
Harmonize com
- Peixes
- Frutos do mar
- Queijos
Teor Alcoólico
12.50%Descanso
30 minTemperatura
15.00 °CUva/Corte
- Sauvignon Blanc
Sobre o produto
“Produtor de Sancerre de primeira classe… seus vinhos cítricos e deliciosos, merecem atenção… ,” nas palavras da escritora e Master Sommelier, Karen Macneil, da seminal Bíblia de Vinhos.
Nos últimos 20 anos o produtor Jean-Max Roger tem se destacado entre os grandes vignerons da região, contudo a propriedade e a família tem quase 400 anos de história dentro do Loire, sua sede em volta da vilarejo de Sancerre, onde a Sauvignon Blanc atinge seu ápice no mundo.
Sancerre é a mais emblemática das denominações do Loire. Jancis Robinson chama este lugar de “o embaixador mais famoso do Loire”.
Os Sancerre de Jean-Max Roger estão entre as melhores expressões do clássico terroir de Sancerre, seus vinhedos de Bue, miolo histórico da Sancerre AOC, onde estão localizados os vinhedos mais valiosos da região.
Caillottes quer dizer calcário e este é de vinhedos de solos de 100% calcário kimmeridiano, formado no período Jurássico, quando o Loire era o fundo do mar.
Aqui as colinas de calcário e clima semi-continental atribuem aos seus brancos uma inigualável textura, caráter mineral, acidez vibrante e longa guarda.
Este belíssimo exemplar da 2022 nos entrega raspas de limão e limão siciliano, que oferecem fruta cítrica, lindíssima acidez e intenso frescor e vivacidade, que agregam à finesse do vinho.
Um caráter distintamente mineral, com acidez marcante, que deixa salivar desde o primeiro gole até a última gota, com traços quase cremosos da Sauvignon Blanc que lembra limonada suíça (sem a doçura) e um sensação de maracujá aproximando a maturidade.
Este é um Sancerre de livro. Fascinante!
Perfeito para harmonizar com excelente companhia, frutos do mar, peixes de água salgada e queijos de cabra ou mofados.
92 Pontos - Alykhan Karim (CEO Sonoma Market)
História
Herdeira de uma longa linhagem de vignerons, os primeiros escritos mencionam a família Roger desde o século XVII. Até a década de 1960, as gerações se sucederam praticando a agricultura e a criação mista, o marido cuidando das vinhas e a mulher das cabras.
Jean-Max Roger apodera-se dos 4 hectares de vinhas que lhe foram legados pelos pais no início dos anos 1970. Com a sua mulher Nicole, concentram-se na vinha e desenvolvem a propriedade para lhe dar os contornos atuais.
Em 2004, após várias experiências na França e no exterior, seus filhos Thibault e Etienne se juntaram ao pai para complementar e perpetuar o savoir faire da família.
Atualmente, a propriedade envolve a apelação de Pouilly Fumé em 34 hectares, sendo 28 em Sancerre, 6 em Menetou-Salon, que oferecem uma diversidade excepcional de exposição, encostas e solos, distribuídas pelos três grandes terroirs da região.