DOMAINE MARLYSE CHAUVENET BOURGOGNE PINOT NOIR 2018

Borgonha, França
Borgonha, França

DOMAINE MARLYSE CHAUVENET BOURGOGNE PINOT NOIR 2018

O Domaine Marlyse Chauvenet tem 114 anos de história no mundo do vinho e 2 gerações de mulheres à frente da vinícola. Conheça o seu elegante e complexo Pinot da Borgonha.

Selos e premiações

  • S 91

Harmonize com

  • AvesAves
  • Frutos do marFrutos do mar

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

12.50%

Descanso

60 min

Tempo de Barrica

20 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Pinot Noir

Sobre o produto

Há 114 anos o Domaine Chauvenet está sob o comando da família de mesmo nome. Até 2015 Jean Chauvenet, neto do fundador e proprietário da vinícola, e Marlyse, sua esposa, eram quem comandava a equipe enológica.

Agora a vinificação está sob os cuidados do genro Christophe Drag, que trouxe consigo uma abordagem mais enérgica ao clássico estilo da Borgonha, adicionando maior profundidade de fruta e potência à elegância característica associada aos vinhos deste Domaine.

A propriedade possui excelentes vinhedos em torno de Nuits-St-Georges e Christophe, assim como seus antecessores, está totalmente comprometido em deixar esses vinhedos falarem em seus vinhos. A intervenção é mínima na vinha e na adega, o que permite que as nuances únicas do terroir da fruta sejam evidenciadas.

Elaborado a partir de um blend de três pequenas parcelas de Pinot Noir, todas a uma curta distância de vinhedos Premier Cru, este vinho foi vinificado em cubas de inox e depois estagiou por 20 meses em barricas de carvalho francês de segundo e terceiro uso.

Este é um vinho de cor vermelho rubi brilhante, bastante translúcido. No nariz é generoso e apresenta um grau de café torrado, com camadas de frutas vermelhas, como cereja, notas de suor e de embutidos.

Leve em boca, apresenta notas de morango, cranberry e framboesa. Um lindo Pinot Noir, que precisa abrir um pouco ainda. Pronto para ser apreciado após 1 hora de decantação, seguirá ganhando complexidade ao longo dos próximos 5 anos.

Um vinho bem estruturado, de corpo médio, taninos aveludados, muito bem feito, sem clima quente, apesar da safra, e muito elegante e complexo. Fará maravilhas harmonizado com uma tábua de charcutaria.

91 Pontos - Sonoma Market

História

A história do Domaine Chauvenet começou em 1909 com Jean-Baptiste Chauvenet, sua esposa Celine e seu filho Henri, nascido em 1905.

Jean-Baptiste trabalhou por vários anos para várias vinícolas. Em 1909 adquiriu as instalações em Pommard onde seria fundada a sede da Domaine Chauvenet. Depois, com o passar do tempo, Jean comprou parcelas de vinhedos para gradualmente aumentar a sua propriedade.

Alguns anos depois, Henri assumiu o comando da vinícola com a ajuda de sua esposa Marthe. Jacques, seu filho, nascido em 1931, trabalhou na fazenda desde os 13 anos.

Em 1969, já com os pais aposentados, Jacques assumiu o cuidado dos vinhedos. O Domaine tinha, até aquele momento, 5 hectares, mas ainda havia terra para explorar. Isso foi feito um pouco mais tarde, quando Jacques se casou com Marlyse.

Em 1984 os dois tiveram uma filha, Jackie, que desde muito cedo se interessou por trabalhar na vinícola.

Em 1989 Marlyse assumiu o comando do Domaine, ela já estava envolvida neste trabalho há vários anos, sob a direção de Jacques, que sempre esteve presente. Sua filha Jackie, que estudou enologia e viticultura, é quem assume o comando da vinícola nos dias de hoje.

Whats App Message