DOMAINE PÈRE-CABOCHE LE PETIT CABOCHE ROSÉ 2022
Delicioso blend rosé do Sul do Rhône, elaborado pela emblemática família Boisson, com 400 anos em Châteauneuf-du-Pape. Conheça!
Selos e premiações
Harmonize com
- Peixes
- Vegetarianos
- Árabe
Teor Alcoólico
12.50%Temperatura
10.00 °CUva/Corte
- Caladoc
- Carignan
- Cinsault
Sobre o produto
“Petit Caboche” é um dos mais procurados tintos do Rhône da nossa Curadoria. Agora, apresentamos sua deliciosa versão Rosé, que tem tudo para surpreender e encantar pela incrível relação valor x qualidade. Descubra!
Elaborado pela Domaine Père-Caboche, especialista em Châteauneuf-du-Pape e Sul do Rhône desde 1652.
Nesta safra, este rosé foi elaborado a partir das uvas Carignan (40%), Cinsault (30%) e Caladoc (30%) do terroir de Vaucluse, vizinho às denominações de Châteauneuf-du-Pape, Gigondas e Vacqueyras.
Segundo a Decanter Magazine, 2022 foi uma excelente safra em todo o Rhône, merecendo nota 4 (de 5). Para Matt Walls (Master of Wine da Decanter), o ano ficará na memória dos produtores devido ao extremo calor e seca, igualando ao recorde de 1950, e o “modo de segurança” acionado pela própria videira, devido ao stress hídrico. O resultado foi surpreendente!
De coloração rosa claro, cor de casca de cebola, nos remete logo de cara aos rosés de Provence. Expressa delicados aromas de groselha e doces ingleses, com destaque para as notas de fósforo e madeira de marcenaria.
Na boca é lindíssimo! Delicado, floral, leve salinidade e doçura. Com excelente frescor, tem ainda uma leve untuosidade e corpo bom para harmonizar. Delicioso!
Perfeito para harmonizar com céu azul, boa companhia, aperitivos e frutos do mar.
História
A Domaine Père-Caboche, fundada em 1652 pela família Chambellan, hoje conta com 63 hectares, 17 dos quais estão localizados na AOC Châteauneuf-du-Pape.
O terroir do Domaine Pére-Caboche é particularmente abençoada por estar localizado na parte mais valiosa da AOC, no plateau chamado “la Crau,” o Cru mais importante, onde os solos são formados parte por pedras e também cascalho, argila e arenito. O solo é coberto por uma camada de 30 centímetros de pedras arredondadas, chamada de "ovos de pata", tanto pelo formato como pelo tamanho.
As videiras são baixas, rasteiras, impossibilitadas de tomarem altura por causa dos fortes ventos que vêm do Mediterrâneo. O calor absorvido pelas pedras durante o dia segue amadurecendo as uvas pela noite... O resultado? Um perfeito amadurecimento da fruta, intensidade da cor e taninos. Com tão pouco rendimento, as uvas colhidas são extremamente valiosas, concentradas, rendem vinhos complexos, longevos.
A filosofia no cultivo e a criteriosa seleção de solos têm a ver com o sucesso do Domaine. No total são quatro terroirs distintos, com elementos de quartzo, argila, calcário e áreas aluviais.