FINCA BANDINI DOS CAUCES BLANC DE BLANCS 2022
Um sóbrio blanc de blancs argentino da renomada Finca Bandini, premiado com Medalha de Ouro em Gilbert & Gaillard. Imperdível!
Harmonize com
- Massas
- Peixes
- Aves
- Frutos do mar
Teor Alcoólico
13.50%Temperatura
12.00 °CUva/Corte
- Chardonnay
- Gewurztraminer
- Sauvignon Blanc
- Viognier
Sobre o produto
Este blanc de blancs, no Valle de Uco, levou Medalha de Ouro por esta safra no International Challenge 2023 Gilbert & Gaillard.
Um blend primoroso, sem passagem por barrica, mas com estágio de 30% do vinho em tanques de concreto. No corte vai 50% de Chardonnay, com 40% de Viognier e 10% de Sauvignon Blanc.
Esta combinação resulta num vinho bem sóbrio, austero e bonito, com um caráter salino. Em taça reflete coloração amarelo brilhante com tons esverdeados. No nariz não apresenta fruta tropical exuberante, mas vai para um lado mais floral e de frutas brancas.
No palato se mostra um branco bem controlado, com frescor, bom volume e comprimento. Entrega muito para o valor.
Harmonização ideal para peixes, a exemplo de um linguado grelhado à beurre blanc com aspargos.
História
Quando crianças, Federico e Susana Bandini emigraram da Argentina para Houston, nos EUA, apenas para retornar à sua terra natal na idade adulta e realizar um sonho que remetia às paisagens de Mendoza: ter sua própria vinícola.
Motivados pelo desejo de estabelecer um legado que abrangesse gerações, eles montaram uma equipe de profissionais talentosos, ao lado de sua família, formando a Bandini House of Wines.
O agrônomo Rodrigo Guisasola, em colaboração com o experiente Marcelo Canatella, supervisiona tarefas complexas de gerenciamento de videiras. Na ponta tecnológica, Alberto Moreno lidera a produção, beneficiando-se da liderança do renomado especialista Marcelo Pelleriti.
Os vinhedos da propriedade, situado no terroir de Las Compuertas, em Luján de Cuyo, prosperam a uma altitude de 1 mil metros acima do nível do mar, em solos argilosos, apoiados em uma base pedregosa, remanescentes do leito mais amplo do Rio Mendoza de muito tempo atrás.
Esses solos pobres em nutrientes obrigam as videiras a se concentrarem na produção de bagas pequenas e intensamente saborosas, com altas proporções de casca para polpa e baixo teor de água. O resultado: vinhos ricos e complexos, caracterizados por taninos firmes e bem definidos.