VIU MANENT EL INCIDENTE 2019
Um “incidente” que toda vinícola queria ter: uma safra melhor após outra. Esta de 2019 é espetacular!
Selos e premiações
- GD 95
- JS 93
- RP 93
Harmonize com
- Carnes
- Aves
- Queijos
Teor Alcoólico
14.00%Descanso
30 minTemperatura
18.00 °CUva/Corte
- Carmenère
- Malbec
Sobre o produto
O incidente que batizou este vinho e está retratado em seu rótulo aconteceu com José Miguel Viu B, terceira geração da família Viu.
José Miguel realizou um voo de balão com seus amigos para ver de cima os seus vinhedos no Colchagua, mas essa aventura foi interrompida abruptamente por problemas mecânicos e o balão caiu em cima de um mercado ao ar livre no povoado de Santa Cruz.
Como forma de homenagear o incidente que não passou de um susto, nasceu este Carménère que está entre o moderno e o quintessencial.
El Incidente 2019 é resultado de uma seleção de uvas dos melhores vinhedos da Viu Manent em La Capilla e El Olivar, com 14% de Malbec no corte, da Fazenda San Carlos.
Embora venha de uma temporada com déficit de chuvas no final do inverno, a safra se beneficiou de uma primavera fria, um verão razoavelmente quente e um outono com temperaturas mais baixas que permitiu melhor balanço e suavidade nos taninos.
31% do vinho estagiou em ovos de concreto, com o objetivo de aportar estrutura e complexidade sem comprometer o frescor e a pureza de fruta. Apenas 9% do vinho estagiou por 14 meses em barricas de carvalho.
A cor violeta profunda e intensa mostra que a 11ª edição deste rótulo é bem particular. No nariz representa muito claramente a Carménère: intenso, complexo, expressivo e elegante, com notas de mirtilo, ameixa, pimenta-preta e especiarias doces.
Em boca, se mostra muito balanceada, vibrante, de corpo médio e final persistente. Muito potencial de guarda para 10 anos.
Harmonização Ideal para pratos com carne e muita personalidade, como confit de pato e costeletas de javali. Acompanha perfeitamente um cordeiro e preparações com especiarias, como curry, além de queijos temperados.
95 Pontos - Guia Descorchados
“Este é o melhor carménère da Viu Manent e provém de vinhas plantadas em 1990 no vinhedo La Capilla, no Vale de Colchagua. As safras recentes incluíram pequenas porcentagens de carmenère do vinhedo El Olivar que, segundo o enólogo Patricio Celedón, contribui com taninos mais reativos que parecem dar mais profundidade à fruta. Aqui há tons picantes e herbais, além de muita fruta vermelha madura que ajuda a dar-lhe um encanto especial. O paladar tem taninos firmes e muitos sabores frutados que enfeitam tudo, e a acidez proporciona frescor e tensão em um carmenere moderno - do tipo que não tem medo das notas herbais da variedade”.
93 Pontos - James Suckling
“Azeitona escura, tosta picante e caráter de feijão preto com amoras e groselhas pretas. Um tinto médio-encorpado com taninos firmes mas aveludados, muita fruta suculenta e algum bom comprimento. Esbelto e bastante quintessencial. Melhor a partir de 2024”.
93 Pontos - Robert Parker
“O El Incidente Carménère 2019 vem de um ano mais quente em comparação com o ano anterior de 2018 que foi frio, mas foi bastante constante, sem picos ou extremos depois de um ano seco, digamos um ano “normal”, o que é bastante incomum hoje em dia. Este é um blend de 86% Carménère e 14% Malbec (superior aos anos anteriores, pois sentem que confere frescura) com 14% de álcool, maturação moderada e boa frescura e equilíbrio. Provei isso próximo ao 2020, e a diferença no estilo da safra é bem clara; isso é mais sério, clássico se você quiser, poderoso, mas elegante, com moderação. Possui carvalho integrado, pois 31% do volume estagiou em ovos de concreto, e apenas 9% das barricas utilizadas no restante eram novas, e o envelhecimento foi de 14 meses. Tem o brilho dos melhores Carménères do Chile, uma sensação de leveza e não de peso. Segue a linha de 2018. 13.466 garrafas produzidas. Foi engarrafado em Agosto de 2021”.
93 Pontos - Tim Atkin
História
Apaixonada por vinhos, tradições e pelo Chile, a Viu Manent pertence à família Viu desde 1935, quando o imigrante catalão Miguel Viu García e seus filhos Agustín e Miguel Viu Manent fundaram a vinícola em terras chilenas.
Atualmente, a bodega está nas mãos da terceira geração sob a regência de José Miguel Viu. Localizada no renomado terroir do Valle de Colchagua, a Viu Manent cultiva 254 hectares de vinhas próprias, divididos em singulares vinhedos: San Carlos, La Capilla e El Olivar.
A experiência e os aprendizados de quase um século de dedicação à terra e ao vinho, somadas a um constante aprimoramento de práticas sustentáveis, rendem à Viu Manent vinhos de alta qualidade, reconhecimento e constantes premiações da crítica internacional.