ERASMO TORONTEL LATE HARVEST 375ML 2014

Valle de Maule, Chile
Valle de Maule, Chile

ERASMO TORONTEL LATE HARVEST 375ML 2014

Um Torontel de colheita tardia vibrante e delicioso, produzido em uma das melhores safras da Erasmo produzido no estilo italiano Vin Santo. 96 Pontos!

Selos e premiações

  • GD 96
  • JS 95

Harmonize com

  • QueijosQueijos
  • SobremesasSobremesas

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

12.50%

Descanso

30 min

Temperatura

10.00 °C

Uva/Corte

  • Torrontes

Sobre o produto

Este vinho de colheita tardia é proveniente de videiras de Torontel (também conhecida como Torrontés) com 60 anos de idade, podadas na cabeça e cultivadas a seco.

Para elaborar o Late Harvest, a Erasmo colhe os cachos em meados de março e cuidadosamente os transporta para a adega, onde são pendurados sob o teto por até três meses para completar a desidratação.

Na safra de 2014, assinado pelo enólogo Maurizio Castelli, o mosto resultante de um esmagamento suave é fermentado lentamente em barris de carvalho para fornecer um néctar aromático com toda a intensidade do verão fresco e seco de Caliboro, no Vale do Maule.

Em taça o resultado é um lindo amarelo dourado brilhante e vívido, com aromas cítricos de toranja, pêra suculenta e damasco maduro.

No paladar, se mostra elegante, com notas de cascas de laranja cristalizadas envoltas em um potpourri de pétalas de rosa.

Perfeita companhia para um creme brulée com zest de laranjas.

96 Pontos - Guia Descorchados

“Reza a história que o conde Marone Cinzano dirigia seu carro pelos vinhedos secos de Caliboro enquanto seu conselheiro, Maurizio Castelli, cochilava no banco do passageiro. Mas de repente, ao passarem por um vinhedo velho e semi-abandonado, Castelli acordou de repente da sonolência. E a razão foram aquelas velhas vinhas de Toronto com as quais começaram a fazer um vinho de colheita tardia, ao estilo do Vin Santo italiano, pendurando os cachos nos corredores da antiga casa de La Reserva de Caliboro, em Maule, para que ganhassem açúcar. O resultado disso, que já é a quinta versão, é um néctar de damasco, suculento, oleoso, amplo, voluptuoso, mas, ao mesmo tempo, com uma energia ácida que tudo sustenta, que tudo eleva e que tudo refresca. Este é um vinho eterno. Eles podem abri-lo hoje, mas podem abri-lo daqui a vinte anos.”

95 Pontos - James Suckling

“Este vinho branco é feito secando as uvas, assim como o Vin Santo, mas com torontel. Sobremesa de manga, mamão seco, arroz glutinoso, damascos secos, creme de caramelo e caroço de pêssego com tons de casca cítrica seca. Encorpado, doce e muito denso e oleoso, mas com acidez suficiente para levá-lo a um final vibrante. Beba agora ou guarde.”


História

Erasmo é o nome de um fazendeiro local que me ajudou a entender a singularidade da antiga terra de Caliboro. Reconhecida por seu microclima desde os tempos pré-colombianos e depois colonizada pelos Conquistadores, a Fazenda Erasmo agora traz ao mundo vinhos premiados que mostram todo o potencial da mais antiga e tradicional região vinícola do Chile.

Esta adega, combinando elementos antigos e modernos, é o resultado e a moldura do apaixonante projeto do Conde Marone: a pesquisa rigorosa de elevados padrões na elaboração de vinhos de alta qualidade, onde a experiência secular da tradição familiar na vinificação se combina com a atenção constante dada à a contribuição da tecnologia moderna.

Whats App Message