ERASMO 2011

Valle del Maule, Chile
Valle del Maule, Chile

ERASMO 2011

“Tanta profundidade e sutileza. Harmonioso.”, disseram os críticos de James Suckling ao avaliarem o vinho com merecidos 93 pontos. Vinho emblemático do Maule que, com 13 anos de guarda, ainda exala frescor e tem estrutura impecável.

Selos e premiações

  • JS 93
  • RP 91
  • WE 91

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • VegetarianosVegetarianos
  • QueijosQueijos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

14.50%

Descanso

30 min

Tempo de Barrica

18 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Cabernet Franc
  • Cabernet Sauvignon
  • Syrah

Sobre o produto

Ícone da Fazenda Erasmo, o vinho homônimo homenageia o fazendeiro que ajudou a descobrir o Caliboro, no Valle de Maule. Em cada safra, o vinho sofre uma pequena variação - seja no corte ou no tempo de barrica -, e funciona como um retrato fiel de como o ano atravessou a região.

E 2011 foi uma safra fria e nublada no Maule, resultando em vinhos com fruta plena, frescor e elegância. Neste ano, a Fazenda Erasmo deu vida a um vinho com “profundidade e sutileza” e que mereceu 93 pontos James Suckling.

Precisamos concordar. Em nossa degustação, embora traga um nariz pouco aromático, em boca se torna um espetáculo de vinho, com o melhor equilíbrio em termos de acidez entre todas as safras.

Feito a partir do corte de Cabernet Sauvignon (57%) com Merlot (21,5%), Cabernet Franc (20%) e Syrah (1,5%), o vinho amadureceu em barris usados por 18 meses.

Repleto de aromas terciários, mas ainda com boa presença de fruta, especialmente cereja. Suculento e muito gostoso em boca, traz um tanino leve, porém, presente, com final de chocolate amargo e toque de pimenta-do-reino e muita madeira..

Um vinho que, apesar dos anos de guarda, ainda tem estrutura firme e paladar austero. Exibe impecável equilíbrio e a presença de fruta madura em seu núcleo, mostrando que ainda é um tinto jovem e fresco.

Abra-o agora acompanhado por uma bela tábua de queijos curados, um saboroso Filé à Osvaldo Aranha ou um risoto de cogumelos.


93 pontos - James Suckling

Um belo tinto com aromas e sabores de ameixa, groselha e notas florais. Corpo médio, taninos muito finos e um final longo e persistente. Tanta profundidade e sutileza. Harmonioso.

91 pontos - Robert Parker’s Wine Advocate

Duas safras estavam prontas para a degustação, pois o Erasmo 2011 já estava engarrafado desde janeiro de 2013. O corte foi semelhante ao de 2011, mas desta vez foi adicionada uma pitada de Syrah junto à maioria de Cabernet Sauvignon, 21% de Merlot e 20% de Cabernet Franc, que é a variedade que teve um aumento substancial. Esta é sempre uma mistura estilo Bordeaux. Quando a primeira safra - 2001- foi lançada, havia pouco uso de cortes no Chile e a maioria dos vinhos eram varietais. A ideia era mostrar o potencial do terroir através do blend e diminuir o forte caráter varietal do vinho. Esse Erasmo 2011 tem uma boa redondeza e, ao mesmo tempo, parece ter um pouco mais de acidez do que o 2010; ele se mostra mais acessível dentro de seu perfil sério e ligeiramente austero. Foram produzidas 45.000 garrafas.

91 pontos - Wine Enthusiast

Aromas de carvalho tostado, cereja saborosa e ameixa são intensos e agradáveis. No paladar, este vinho é linear e compacto, com uma acidez que mantém o frescor e vai avançando com firmeza. Os sabores picantes do carvalho se misturam bem com notas de tomate, ameixa herbal e groselha vermelha.

História

Erasmo é o nome de um fazendeiro local que me ajudou a entender a singularidade da antiga terra de Caliboro. Reconhecida por seu microclima desde os tempos pré-colombianos e depois colonizada pelos Conquistadores, a Fazenda Erasmo agora traz ao mundo vinhos premiados que mostram todo o potencial da mais antiga e tradicional região vinícola do Chile.

Esta adega, combinando elementos antigos e modernos, é o resultado e a moldura do apaixonante projeto do Conde Marone: a pesquisa rigorosa de elevados padrões na elaboração de vinhos de alta qualidade, onde a experiência secular da tradição familiar na vinificação se combina com a atenção constante dada à a contribuição da tecnologia moderna.

Encontramos outros produtos que você pode gostar!
Whats App Message