ERASMO 2013

Valle del Maule, Chile
Valle del Maule, Chile

ERASMO 2013

“Tinto bastante imponente”, disseram os críticos de James Suckling ao avaliarem o vinho com merecidos 93 pontos. Vinho emblemático do Maule que, com 11 anos de guarda, ainda exala frescor e tem estrutura impecável.

Selos e premiações

  • JS 93
  • RP 91
  • WE 91

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • VegetarianosVegetarianos
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

14.50%

Descanso

30 min

Tempo de Barrica

18 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Cabernet Franc
  • Cabernet Sauvignon
  • Merlot
  • Syrah

Sobre o produto

Ícone da Fazenda Erasmo, o vinho homônimo homenageia o fazendeiro que ajudou a descobrir o Caliboro, no Valle de Maule. Em cada safra, o vinho sofre uma pequena variação - seja no corte ou no tempo de barrica -, e funciona como um retrato fiel de como o ano atravessou a região.

E 2013 foi uma safra mais fria no Maule, resultando em vinhos frescos, com bom equilíbrio e excelente concentração.

É exatamente assim este vinho. “Tinto bastante imponente” e que mereceu 93 pontos James Suckling. Precisamos concordar.

Feito a partir do corte de Cabernet Sauvignon (58%) com Cabernet Franc (10%), Merlot (6%) e Syrah (6%), o vinho amadureceu em barris usados por 18 meses. Um vinho que nasceu para longa guarda e, hoje, está chegando em seu melhor momento.

De coloração rubi, com bordas levemente pronunciadas, em nossa degustação mostrou-se um vinho muito bem feito.

Repleto de aromas frutados e terrosos, entrega um nariz com muito couro e um lado salgado, para então aparecer melhor o buquê de morango. Em boca, traz folha de tabaco, charuto, porém tem início muito macio para, em seguida, mostrar sua acidez, com notas de especiarias doces e cravo, com taninos bem presentes.

Um vinho que, apesar dos anos de guarda, ainda tem taninos robustos e acidez vigorosa. Exibe impecável equilíbrio e a presença de fruta madura em seu núcleo, mostrando que ainda é um tinto jovem e fresco.

Abra-o agora acompanhado por uma bela tábua de queijos e embutidos, um boeuf bourguignon ou um baião de dois vegetariano.


93 pontos - James Suckling

Aromas de amora doce, mas muito fresca. Alguma fumaça, mas com certeza o carvalho não está dominando este tinto bastante imponente. Os taninos robustos podem se beneficiar ainda mais do envelhecimento. Beba agora ou guarde para o futuro.

91 pontos - Robert Parker’s Wine Advocate

Mesmo que o vinho possa ser vendido mais tarde, eu já provei o Erasmo 2013, uma mistura de 58% Cabernet Sauvignon, 10% Cabernet Franc, 20% Merlot, 6% Syrah e 6% Petit Verdot. Este é sempre um blend estilo Bordeaux com porcentagens variáveis das variedades dependendo da safra. O vinho está claramente jovem, muito sério, de uma safra fresca destinada a uma longa vida na garrafa. Ele possui alguns taninos que precisam de um pouco de polimento e, eventualmente, será ótimo para acompanhar uma refeição. Um vinho para guardar. Foram produzidas 50.000 garrafas.

91 pontos - Wine Enthusiast

Aromas secos e terrosos de frutas negras são sutis e tranquilos, não são intensos, nem dominados pelo carvalho, ervas ou especiarias. Um pouco de vigor e firmeza podem ser notados no paladar, enquanto este blend Bordeaux apresenta sabores de ameixas apimentadas e frutas vermelhas levemente herbais. Um final longo e completo.

História

Erasmo é o nome de um fazendeiro local que me ajudou a entender a singularidade da antiga terra de Caliboro. Reconhecida por seu microclima desde os tempos pré-colombianos e depois colonizada pelos Conquistadores, a Fazenda Erasmo agora traz ao mundo vinhos premiados que mostram todo o potencial da mais antiga e tradicional região vinícola do Chile.

Esta adega, combinando elementos antigos e modernos, é o resultado e a moldura do apaixonante projeto do Conde Marone: a pesquisa rigorosa de elevados padrões na elaboração de vinhos de alta qualidade, onde a experiência secular da tradição familiar na vinificação se combina com a atenção constante dada à a contribuição da tecnologia moderna.

Encontramos outros produtos que você pode gostar!
Whats App Message