FACCIN APAGAO ROSE 2020
Apagão é um Rosé peculiar, um blend de vinhos laranja, branco e tinto, de cultivo e vinificação de mínima intervenção, assinado pela célebre família Faccin.
Selos e premiações
Harmonize com
- Comida Japonesa
- Frutos do mar
Teor Alcoólico
12.50%Temperatura
10.00 °CUva/Corte
- Malvasia Bianca
- Pinot Noir
- Riesling Itálico
Sobre o produto
Apagão Rosé é o resultado de um contratempo na vinícola da família Faccin.
Um apagão de 4 dias levou a família Faccin a misturar 5 vinhos diferentes e praticamente abandoná-los, para, meses depois, descobrir que a mistura havia se tornado um vinho delicioso e singular.
Este blend combina Malvasia Bianca vinificada em branco e laranja, Riesling Itálico vinificado em laranja e Pinot Noir vinificada em branco e tinto.
Todo o processo de vinificação é de baixa intervenção humana, com fermentação espontânea, sem correções, sem adição de sulfito e sem filtragem e estabilização.
Com linda coloração rosada e turva devido ao seu processo de vinificação natural, este rosé exala maravilhosas notas de flor de laranjeira, toranja, acerola, nozes e frutas amarelas.
Em boca, é levemente frutado, com muitas cerejas, nuances de nozes, acidez na medida e final longo e prazeroso. Uma delícia!
Faz bom par com comida japonesa, legumes ao forno e peixes assados na brasa.
História
Em 1936, a família Faccin saiu da Itália e chegou ao Rio Grande do Sul. Adquiriu umas pequenas parcelas de terra em Monte Belo do Sul e, desde então, vem produzindo uvas e vinhos. Hoje a propriedade e a produção são gerenciadas por Antonio Faccin e seu único filho, Bruno Faccin, que são a 3ª e 4ª gerações da família no Brasil.
A família Faccin tem como princípio exercer as Boas Práticas Agrícolas, respeitando sempre a fauna e flora. Este vinho foi elaborado com as melhores uvas da propriedade, selecionadas manualmente pela família, em vinhedos onde o meio ambiente é respeitado e protegido.
Hoje a propriedade está no processo de conversão para a viticultura orgânica. Apesar do seu tamanho, Faccin é hoje considerado pelos críticos um dos produtores da vanguarda do vinho natural no Brasil.