FLAHERTY ACONCAGUA CAUQUENES 2021

valle de aconcagua, Chile
valle de aconcagua, Chile

FLAHERTY ACONCAGUA CAUQUENES 2021

“Vinho de boutique versátil encorpado e pronto para beber”

Selos e premiações

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • AvesAves
  • QueijosQueijos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

14.60%

Tempo de Barrica

18 meses

Temperatura

14.00 °C

Uva/Corte

  • Cabernet Sauvignon
  • Petit Verdot
  • Syrah
  • Tempranillo

Sobre o produto

Uma das primeiras assemblages criadas pelo proprietário, viticultor e enólogo-chefe Ed Flaherty, esta safra de 2021 mantém o corte exitoso de 60% Syrah, 17% Cabernet Sauvignon, 13% Petite Verdot e 10% Tempranillo.

O Flaherty Aconcagua 2021 apresenta coloração rubi brilhante e muita estrutura depois de passar por 18 meses de barrica (um blend de carvalhos velhos, carvalho francês e de novos barris americanos e franceses).

Após decantação de 90 minutos (pode chegar a 2 horas tranquilamente), exala muito café, com traços de madeira e um pronunciado vegetal da Cabernet.

Embora leve nos aromas, possui uma boca bem estruturada, com taninos pronunciados, fruta presente, com mais café e excelente acidez. Vinho de grande potencial de evolução para os próximos 7 anos. Macio para beber agora.

Ideal para desfrutar com tapas ou assados de care vermelha. Nossa indicação é de apreciá-lo com empanadas picantes ou com charcutaria, sobretudo uma morcela na brasa.

História

Ed Flaherty e Jen Hoover são um casal de californianos que veio ao Chile em 1993 para trabalhar em uma vindima. A experiência aos pés da Cordilheira dos Andes os fez se apaixonarem pelo Vale do Aconcágua e pelo clima excepcional para produção de uvas maduras com taninos suaves e sabores primários intensos de frutas.

Desde que chegou, Ed trabalhou em algumas das melhores vinícolas da indústria chilena, incluindo a Cono Sur, a Errázuriz e a Tarapacá. Como enólogo-chefe, ele passava mais tempo fazendo trabalho administrativo e na sala de degustação do que na adega propriamente dita.

Em 2004 o casal funda a Flaherty Wines, conseguindo, assim, voltar a trabalhar diretamente na vinificação. A Flaherty é uma das poucas vinícolas boutique do Chile. No primeiro ano, a produção se limitou a 1.200 garrafas de um único assemblage tinto, crescendo para aproximadamente 40.000 garrafas em 2015, com três assemblages diferentes, de uvas provenientes de Cauquenes e do Vale do Aconcágua.

Em 2016, a produção foi bastante similar. Cerca da metade do vinho produzido pela vinícola é vendido no Chile, enquanto o restante é exportado para o Brasil, Alemanha, Coreia e Estados Unidos.

A Flaherty Wines é uma das fundadoras do Movimiento de Viñateros Independientes (MOVI), uma associação de vinícolas independentes com participação direta de seus proprietários.

Não raro, ao se chegar à vinícola, Ed está na adega elaborando seus blends e Jen na cozinha, combinando ingredientes para deleitar os visitantes ou alimentar a equipe.

Whats App Message