FLAHERTY CAUQUENES CARMÉNÈRE 2020
“Belo Carménère single vineyard de boutique, complexo e saboroso”
Selos e premiações
- JS 91
Harmonize com
- Carnes
- Massas
- Queijos
Teor Alcoólico
14.80%Descanso
90 minTemperatura
14.00 °CUva/Corte
- Carménère
Sobre o produto
Com sua primeira safra em 2018, esses vinhedos do Aconcágua são beneficiados por um clima semidesértico da região, ideal para a floração da uva Carmenère, estrela do Chile.
Nas mãos do vinhateiro californiano Ed Flaherty, temos um vinho particular, cuja safra de 2020 apresenta uma complexidade de aromas e sabores florais, por trás do vermelho-escuro e brilhante da taça, que encantou nosso time de degustação.
Pleno de fruta madura e geleia, sem o característico herbáceo da uva. Em boca traz suculência, lembra até um Merlot, com excelente acidez e taninos mais austeros ao final. Vinhaço!
Vai bem para harmonizar com refeições carnívoras: uma bela carne grelhada em brasa e costeletas de cordeiro. Mas é boa companhia para massas com molhos mais suculentos, como um putanesca.
91 Pontos - James Suckling
Um Carménère frutado com algumas azeitonas e especiarias de pimenta branca que se estendem ao paladar de corpo médio. Suculento e bem equilibrado, com uma mistura de frutas vermelhas e azuis maduras e taninos suaves e frescos. Beba agora.
História
Ed Flaherty e Jen Hoover são um casal de californianos que veio ao Chile em 1993 para trabalhar em uma vindima. A experiência aos pés da Cordilheira dos Andes os fez se apaixonarem pelo Vale do Aconcágua e pelo clima excepcional para produção de uvas maduras com taninos suaves e sabores primários intensos de frutas.
Desde que chegou, Ed trabalhou em algumas das melhores vinícolas da indústria chilena, incluindo a Cono Sur, a Errázuriz e a Tarapacá. Como enólogo-chefe, ele passava mais tempo fazendo trabalho administrativo e na sala de degustação do que na adega propriamente dita.
Em 2004 o casal funda a Flaherty Wines, conseguindo, assim, voltar a trabalhar diretamente na vinificação. A Flaherty é uma das poucas vinícolas boutique do Chile. No primeiro ano, a produção se limitou a 1.200 garrafas de um único assemblage tinto, crescendo para aproximadamente 40.000 garrafas em 2015, com três assemblages diferentes, de uvas provenientes de Cauquenes e do Vale do Aconcágua.
Em 2016, a produção foi bastante similar. Cerca da metade do vinho produzido pela vinícola é vendido no Chile, enquanto o restante é exportado para o Brasil, Alemanha, Coreia e Estados Unidos.
A Flaherty Wines é uma das fundadoras do Movimiento de Viñateros Independientes (MOVI), uma associação de vinícolas independentes com participação direta de seus proprietários.
Não raro, ao se chegar à vinícola, Ed está na adega elaborando seus blends e Jen na cozinha, combinando ingredientes para deleitar os visitantes ou alimentar a equipe.