FLAHERTY VIÑEDO TEQUEL CAUQUENES 2020

Valle del Maule, Chile
Valle del Maule, Chile

FLAHERTY VIÑEDO TEQUEL CAUQUENES 2020

Um vinho de boutique, que configurou na lista Top 100 Wines of Chile por James Suckling pelo 2º ano consecutivo!

Selos e premiações

  • JS 93

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • QueijosQueijos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

15.10%

Descanso

90 min

Tempo de Barrica

18 meses

Temperatura

14.00 °C

Uva/Corte

  • País
  • Petite Sirah
  • Tempranillo

Sobre o produto

Belíssimo tinto de Cauquenes, pelo 2º ano consecutivo no Top 100 Wines of Chile por James Suckling, assinado pelo renomado enólogo Ed Flaherty, idealizador do vinho ícone Seña, e responsável pelas primeiros 10 safras do vinho! Imperdível!

Utilizando as técnicas de cultivo a seco, as vinhas do Cauquenes, na Região do Maule do Chile, são favorecidas pela influência refrescante do Pacífico. Solos profundos e argila roxa com granito permitem a vinificação de Tempranillo e Petite Sirah resistentes.

Além dessas uvas, o blend Flaherty Cauquenes 2020 é incrementado pela uva País, típica das tradições vitícolas ancestrais de Cauquenes, também chamada de Criolla Chica, e patrimônio chileno.

Com 75% Tempranillo, 21% Petite Sirah e 4% Pais, este tinto reflete a riqueza rústica de Cauquenes desde os aromas ao paladar.

De sua cor vermelho intenso e reflexos granada, em taça, abre-se em aromas florais que remete a leite de rosas, framboesa fresca, especiarias, baunilha, couro e um toque de grafite.

Em boca é complexo, macio e incrivelmente suculento, com notas de morango, amoras e ameixas maduras. Frescor e densidade aportados pela Petite Sirah que lembra o Velho Mundo. Vinhaço!

Foi o favorito entre os vinhos da nossa degustação. Com 90 minutos no decanter, fez toda a diferença. Recomendamos aerar este vinho antes de degustá-lo.

Ótima companhia para uma parrillada, com carnes ao ponto para mal passada, além de compor bem com ragu e outros ensopados de carne e queijos duros e curados.

93 Pontos - James Suckling

Nariz picante e perfumado, com muitas frutas e flores. Muitas ervas grelhadas e lavanda. Na boca é de corpo médio a cheio, com taninos estruturados e de grão fino. É bastante longo e suculento. 75% Tempranillo, 21% Petite sirah e 4% Pais. Bebível agora, mas melhor em um ou dois anos. 7.494 garrafas.

História

Ed Flaherty e Jen Hoover são um casal de californianos que veio ao Chile em 1993 para trabalhar em uma vindima. A experiência aos pés da Cordilheira dos Andes os fez se apaixonarem pelo Vale do Aconcágua e pelo clima excepcional para produção de uvas maduras com taninos suaves e sabores primários intensos de frutas.

Desde que chegou, Ed trabalhou em algumas das melhores vinícolas da indústria chilena, incluindo a Cono Sur, a Errázuriz e a Tarapacá. Como enólogo-chefe, ele passava mais tempo fazendo trabalho administrativo e na sala de degustação do que na adega propriamente dita.

Em 2004 o casal funda a Flaherty Wines, conseguindo, assim, voltar a trabalhar diretamente na vinificação. A Flaherty é uma das poucas vinícolas boutique do Chile. No primeiro ano, a produção se limitou a 1.200 garrafas de um único assemblage tinto, crescendo para aproximadamente 40.000 garrafas em 2015, com três assemblages diferentes, de uvas provenientes de Cauquenes e do Vale do Aconcágua.

Em 2016, a produção foi bastante similar. Cerca da metade do vinho produzido pela vinícola é vendido no Chile, enquanto o restante é exportado para o Brasil, Alemanha, Coreia e Estados Unidos.

A Flaherty Wines é uma das fundadoras do Movimiento de Viñateros Independientes (MOVI), uma associação de vinícolas independentes com participação direta de seus proprietários.

Não raro, ao se chegar à vinícola, Ed está na adega elaborando seus blends e Jen na cozinha, combinando ingredientes para deleitar os visitantes ou alimentar a equipe.

Encontramos outros produtos que você pode gostar!
Whats App Message