FRESCOBALDI PERANO CHIANTI CLASSICO RISERVA DOCG 2016

Toscana IGT, Itália
Toscana IGT, Itália

FRESCOBALDI PERANO CHIANTI CLASSICO RISERVA DOCG 2016

Elegante e equilibrado, ganhou o crítico da The Wine Advocate: “prefiro este vinho à grande maioria das amostras de Brunello provadas recentemente”

Selos e premiações

  • RP 94
  • WE 91
  • WS 93

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • VegetarianosVegetarianos
  • AvesAves
  • QueijosQueijos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

90 min

Tempo de Barrica

24 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Merlot
  • Sangiovese

Sobre o produto

No coração do Chianti Classico, com vinhedos a 500 m acima do nível do mar, solo e exposição solar perfeita dão condições ideais para que a uva Sangiovese se transforme em vinhos elegantes e cheios de expressão. Em 2016, a safra também ajudou a potencializar os resultados, revelando vinhos extraordinários, tanto na intensidade dos seus aromas quanto na estrutura nobre.

Os frutos para a elaboração do Frescobaldi Perano Chianti Classico Riserva Docg 2016 foram colhidos à mão e cuidadosamente selecionados, fermentados em tanques de aço inoxidável com temperatura controlada. O vinho foi envelhecido em barricas de carvalho da Eslavônia por 24 meses, o que certamente contribui para a intensidade estrutural deste vinho, ainda envelhecido em garrafa por um período.

Em taça, o Perano Chianti Riserva apresenta cor vermelho rubi com reflexos violáceos. No nariz, é complexo e intenso, tem aromas florais como toques de violeta e de rosa-de-cão, notas frutadas como groselha e mirtilo. Com o tempo, a ênfase muda para notas terciárias evocando noz-moscada e pimenta preta, bem como cacau em pó. Uma sensação balsâmica confere elegância infinita ao vinho. Em boca surpreende com a sua frescura, persistência e comprimento. No fim, apresenta também notas de tabaco e couro.
Acompanha perfeitamente um belo risoto de tomate seco, ravioli de costela e molho braco e uma bela tábua de frios.

94 pontos - Wine Advocate (Robert Parker) Uma nova propriedade em Chianti Classico, o Tenuta Perano de Frescobaldi está em alta. Seu Chianti Classico Riserva Tenuta Perano 2016 é impecavelmente equilibrado e rico, mas o vinho permanece brilhante e elevado ao mesmo tempo. Você obtém aquele duplo soco proverbial de poder e elegância que é uma conquista tão especial e feliz. Cereja escura, amora, especiarias doces e calcário esmagado emergem cuidadosamente do buquê. Devo dizer que prefiro este vinho à grande maioria das amostras de Brunello provadas recentemente.

93 pontos - Wine Spectator

91 pontos - Wine Enthusiast

História

O Perano Estate está localizado no coração de Chianti Classico, em Gaiole e goza de clima e solo excepcionais. As vinhas estão localizadas a 500 metros acima do nível do mar, bem acima da altitude comum para uvas de variedade vermelha, especialmente sangiovese com sua falsa fase de maturação.

A história da família Frescobaldi inicia há mais de mil anos e está intimamente ligada à história da Toscana. Há 700 anos, a família Frescobaldi conjuga tradição, experiência e inovação.

Sempre foram muito visionários e a frente de seu tempo. Em 1855 introduziram na Toscana os primeiros vinhedos de castas francesas, até então desconhecidas, entre as quais estavam Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir e Chardonnay. O século 20 foi marcado pelo trabalho de Vittorio, Ferdinando e Leonardo Frescobaldi, que contribuíram ativamente para elevar a Toscana a uma posição de excelência no cenário vitivinícola.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message