GRAND TOKAJ ZRT TOKAJI SZAMORODNI ÉDES (500ML) 2018

Tokaji, Hungria
Tokaji, Hungria

GRAND TOKAJ ZRT TOKAJI SZAMORODNI ÉDES (500ML) 2018

Um luxuriante Tokaji de sobremesa, recheado de complexidade e notas cítricas, conheça!

Harmonize com

  • Comidas AsiaticasComidas Asiaticas
  • SobremesasSobremesas

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

12.00%

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

8.00 °C

Uva/Corte

  • Furmint

Sobre o produto

A palavra polonesa "Szamorodni", contida no nome desse Tokaji, refere-se ao método de elaboração deste vinho. São usadas bagas inteiras e desidratadas da uva Furmint, com a chamada “podridão nobre”.

O resultado é um dos vinhos de sobremesa mais nobres do mundo! Tokaji era o vinho das cortes europeias e asiáticas na era medieval e, até hoje, é considerado um verdadeiro luxo (ou ouro engarrafado, como se referiam na antiguidade).

Este vinho passou por um estágio de pelo menos 12 meses em barricas de carvalho húngaro, o que ajudou a aportar estrutura, longevidade e muita complexidade.

No nariz é possível sentir frutas brancas em composta e raspas de laranja, seguido de bala de coco. Em boca é deslumbrante, traz pêra em calda, frutas cristalizadas, casca de laranja, cera de abelha, mel e um fundinho de baunilha com dulçor marcante. Lindo! Mal entra no palato e já pede o próximo gole.

Uma bela harmonização para uma sobremesa de cacau ou chocolate amargo, mas também vai bem com comidas bem apimentadas.


Medalha de Ouro - Mundus Vini (26º Grand International Wine Award 2020)

Medalha de Ouro - Vinagora (International Wine Competition - Hungary 2020)

História

Tokaj-Hegyalja é a primeira e mais bela região vinícola da Hungria. O segredo da região está na boa localização dos vinhedos, a estrutura do solo vulcânico, os raios solares de outono e os efeitos favoráveis do rio Bodrog nas proximidades.

Em 2002, o Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO enumerou a Região Tokaj-Hegyalja como um marco cultural na Lista do Patrimônio Mundial. A sobrevivência da tradição vitícola nos últimos mil anos justificou que fosse declarada parte do património mundial.

Os vinhos da Grand Tokaj, (até 1993 conhecida como Tokaj Keresked?ház), representam o novo espírito da vinícola e são feitos sob a supervisão de Károly Áts - vencedor do título 'Enólogo do ano' em 2012 e famoso por seus 100 Pontos no vinho "Essência".

Neste contexto, a moderna e reconhecida Grand Tokaji é uma das principais vinícolas da região, e uma das que está recolocando a qualidade da Hungria no roteiro dos amantes do vinho em todo o mundo.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message