HERDADE DO ARREPIADO VELHO TINTO 2020

Alentejo, Portugal
Alentejo, Portugal

HERDADE DO ARREPIADO VELHO TINTO 2020

Um 100% Touriga Nacional originado no Alentejo. Vinho potente marcante, que encontrou grande expressão regional.

Selos e premiações

  • S 93

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • PeixesPeixes
  • VegetarianosVegetarianos
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

14.50%

Descanso

15 min

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Touriga Nacional

Sobre o produto

Um dos tintos portugueses mais supreendentes e fantásticos dos últimos tempos.


Nascido no Alto Alentejo, foi feito 100% a partir da Touriga Nacional, cepa de maior expressão do país ibérico.


Apesar da clima quente do Alentejo, este vinho oferece uma densidade e suculência de fruta sem ser "quente", uma versão mais contida e meditativa da Touriga. Para comparar com Esporão Reserva ou Cartuxa Colheita.


O vinho tem cor violeta profunda, que logo entrega a sua concentração e potência ao olhar.


No nariz é igualmente intenso, com inebriante perfume floral, além de forte presença de ameixas e amoras maduras. O vinho fez breve estágio em barril de carvalho, e libera com o tempo nuances de especiarias quentes como pimenta preta, tomilho e toffee.


Tem paladar encorpado, denso e vibrante, com forte presença de fruta madura. Seus taninos são volumosos e redondos, desfilam pela boca espalhando maciez e prendendo o sabor de fruta por longos segundos nas bochechas, equilibrados por uma acidez plena e suculenta. Um vinho delicioso.


Com boa presença, nasceu para acompanhar a boa gastronomia e pede por pratos igualmente marcantes. Sugerimos harmonizar com carré de cordeiro, arroz de pato ou risoto de funghi.


91 Pontos - Sonoma Market

História

É na cidade de Sousel, no Alto Alentejo, que está localizada a Herdade do Arrepiado Velho. A vinícola nasceu de um projeto de revitalização do território que começou em 2001 e foi idealizado pelo viticultor David Both e pelo enólogo António Maçanita.


Dos 100 hectares da propriedade, 33 estão destinados aos vinhedos, espalhados por parcelas de solos de xisto em diferentes declives. Na propriedade, cultivam Touriga Nacional, Syrah, Petit Verdot, Cabernet Sauvignon, Antão Vaz, Chardonnay, Riesling, Viognier e Verdelho, e dão vida a vinhos tipicamente alentejanos.


Whats App Message