HERDADE DO FREIXO RESERVA TINTO 2019
Um belo tinto alentejano que une tecnologia e visão de futuro com tipicidade e compromisso ambiental
Harmonize com
- Carnes
- Peixes
- Queijos
Teor Alcoólico
14.00%Temperatura
16.00 °CUva/Corte
- Alicante Bouschet
- Cabernet Sauvignon
- Touriga Nacional
Sobre o produto
Reserva Tinto apresenta a clássica linha da Herdade do Freixo, uma vinícola alentejana que traz o perfeito equilíbrio entre modernidade e ancestralidade. As uvas das diferentes variedades são colhidas manualmente em caixas de 20 quilos e imediatamente vinificadas.
Desengaçadas e transportadas por gravidade para as cubas troncocônicas de fermentação, sofre maceração pelicular das castas separadamente por 10 dias. Em seguida o blend segue para estágio de 8 meses em barrica nova de carvalho francês e maturaçao em garrafa durante um mínimo de 12 meses.
O blend é bem característico do perfil da herdade, fugindo um pouco do alentejano clássico. Costuma combinar uvas portuguesas típicas com castas de origem francesa. Neste exemplar, temos proporções iguais de Touriga Nacional e Alicante Bouschet com mais 20% de acréscimo de Cabernet Sauvignon.
De cor rubi profunda, o seu aroma revela notas terrosas e de frutos vermelhos frescos, com amplitude.
Em boca predominam notas de frutas do bosque recém-colhidas. Apresenta logo sua complexidade com toques de pimenta e de especiarias, com uma surpreendente densidade, frescor e taninos finos. Final sedoso e elegante.
Um vinho para acompanhar tapas mais substanciosas, como bruscheta de tomates ou de cogumelos. Faz uma bela harmonização em pratos principais mais densos, a exemplo de um estrogonofe de carne.
História
A Herdade do Freixo é uma empresa agrícola do nordeste Alentejano estabelecida em 1808, em Redondo. Sua atividade principal se concentra na produção vitivinícola com castas de elevado potencial adaptativo ao solo e ao clima da propriedade, que confiram caráter e savoir-faire aos seus vinhos.
Com uma dimensão de cerca de 300 hectares de puro terroir do Alentejo, na aldeia do Freixo, entre a Serra D’Ossa e Évora, a herdade tem como compromisso a preservação da paisagem rural e a busca de capturar a essência da região nos vinhos que produz, com, sem interferência no equilíbrio do ecossistema natural.
Por este motivo, a adega foi construída com um design arquitetônico entre o modernista e o futurista abaixo das vinhas, para não obstruir o campo de visão da natureza. A produção da casa é ampla e mistura castas portuguesas e francesas, como Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon, Alicante Bouschet, Petit Verdot, Syrah, Arinto, Alvarinho, Sauvignon Blanc, Chardonnay e Riesling.