PHILIPPE ET VINCENT JABOULET CORNAS 2017

Rhône, França
Rhône, França

PHILIPPE ET VINCENT JABOULET CORNAS 2017

Cornas AOC é uma apelação minúscula no norte do Rhône, totalmente focada na uva Syrah que encontra o seu ápice no Velho Mundo. Conheça esta prestigiada versão com 2x 93 Pontos e 2x 92 Pontos, pelas mãos de Philippe e Vincent Jaboulet.

Selos e premiações

  • organico
  • JD 93
  • RP 92
  • V 93
  • WS 92

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • ÁrabeÁrabe
  • AvesAves

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

14.00%

Tempo de Barrica

24 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Syrah

Sobre o produto

O peso do nome Jaboulet remete justamente aos grandes vinhos de Hermitage e Crozes-Hermitage, sub-regiões do Rhône onde a Syrah reina. A família está entre os produtores históricos da região, entre os mais importantes da França hoje.

No norte desta região, está Cornas, um vilarejo vitivinícola que produz exclusivamente tintos de varietal Syrah, fazendo dela um dos terroir mais propícios para seu cultivo.

30 anos atrás Cornas vivia nas sombras de Hermitage e Côte-Rotie. Já não mais. Com uma produção minúscula, uma qualidade extraordinária e uma demanda voraz, nem na França é possível achar estes vinhos, quando disponíveis muitas vezes acima dos €100.

Os vinhos Cornas são favorecidos pelas mesmas encostas íngremes de granito e altas horas de sol de Hermitage, 13 quilômetros ao norte. Nas mãos de Philippe e Vincent Jaboulet, pai e filho, encontra-se a receita do equilíbrio de tradição com abordagens contemporâneas, graças ao olhar jovial do enólogo Vincent.

Por ser pequena sub-região e com regras bastante criteriosas para seus vinhos, a produção é extremamente limitada e, pela alta procura dentro do próprio país, é muito difícil termos acesso a um vinho desta apelação fora da França.

Seus vinhos podem ser comparados com os míticos Hermitage e Côte Rotie no que diz respeito ao prestígio e até mesmo ao seu valor, mas em estilo são completamente diferentes. Tendem a ser os mais escuros, robustos e os mais carnudos do norte do Rhône, com um distinto caráter mineral de cascalho que o tornam único em toda apelação.

De produção orgânica e baixa interferência, este tinto intenso vinifica totalmente em madeira, com 24 meses de envelhecimento em barrica de carvalho francês.

Como resultado, encontramos um vinho de muito corpo e personalidade de coloração roxo profundo. O nariz traz toda a força da madeira, com muito cedro, porém se abre para aromas de frutas pretas e especiarias doces.

Em boca, suculência de fruta preta e azul, pedra quebrada, grafite, anis estrelado e uma maciez maravilhoso, complementado por fava de baunilha e cedro. Os taninos muito presentes, firmes e mastigáveis apresentam um final persistente.

Harmonização perfeita para cortes de ovinos e caprinos. Um belo guisado de carneiro nordestino ou uma paleta assada temperada com muitas especiarias puxando para o mediterrâneo do mundo árabe são ótimas companhias.


93 Pontos - Jeb Dunnuck

“Ainda não engarrafado, o Cornas 2017 tem um estilo rico, poderoso e mastigável, além de notas de amoras, mirtilos, grafite, especiarias tostadas e alcaçuz. É rico, com alguma madeira a integrar, mas oferece corpo cheio e taninos maduros.”

93 Pontos - Vinous

92 Pontos - Robert Parker

“De uma parcela de vinhas perto do topo da denominação, o Cornas 2017 saiu como eu projetei há dois anos, embora possa estar amadurecendo um pouco mais rápido do que o previsto. É encorpado e suculento, com notas de cedro e baunilha (50% de carvalho novo é usado no élevage) em camadas sobre frutas escuras e pedra esmagada, com um final longo e de textura sedosa”

92 Pontos - Wine Spectator

História

Após 30 anos na vinícola premiadíssima da família Paul Jaboulet Aîné, como gerente de produção, Philippe Jaboulet e seu filho, Vincent, adquiriram uma propriedade em Côtes du Rhône Septentrionales.

Philippe Jaboulet dedicou a vida inteira às vinhas. Já Vincent formou-se enólogo, com quatro anos de estudos sobre viticultura, com estágios na França e na Austrália, encarnando a sexta geração Jaboulet.

Localizado no norte de Côtes du Rhône, no coração de Crozes-Hermitage, pai e filho cultivam 30 hectares em várias denominações: Crozes-Hermitages (a maior delas), Eremitério (a mais prestigiada da região norte), Cornas (denominação da margem direita do Rhône em solo granítico) e IGP tinto e branco (dedicado às uvas Syrah e Viognier).

Desde 2016, a cave obteve a classificação Haute Valeur Environnementale (HVE), que atesta a promoção da biodiversidade por meio de práticas que preservam as áreas naturais pre sentes nos lotes e no entorno da fazenda: respeito ao ecossistema e controle do consumo de água.

Whats App Message