JOHN DUVAL PLEXUS GSM 2007

Barossa Valley, Austrália
Barossa Valley, Austrália

JOHN DUVAL PLEXUS GSM 2007

John Duval é um dos maiores enólogos do mundo, responsável por 30 anos pela produção de “The Grange”, maior rótulo da Penfolds, várias vezes considerado melhor vinho da Austrália. Conheça o seu Plexus GSM (Grenache Shiraz Mourvédre) com 16 anos de guar

Selos e premiações

  • AK 94
  • JD 93
  • RP 92

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • AvesAves

Avise-me

Teor Alcoólico

14.50%

Descanso

15 min

Tempo de Barrica

16 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Shiraz
  • Grenache
  • Mourvèdre

Sobre o produto

John Duval é reconhecido como um dos melhores enólogos do mundo.

Eleito International Winemaker of the Year e duas vezes Winemaker of the Year para Vinhos Tintos, por 16 anos foi o enólogo-chefe na renomada Penfolds, encarregado do mítico The Grange.

Plexus GSM - Grenache Shiraz Mourvedre foi o primeiro vinho do projeto pessoal de John Durval, após deixar a Penfolds.

Na safra de 2007 foi elaborado a partir de um corte de 51% Shiraz, 28% Grenache e 21% Mourvedre, 90% do vinho foi envelhecido em barricas de carvalho francês com 6 anos de uso e o restante em barricas novas.

Este vinho é uma verdadeira iguaria! Esgotado na biblioteca do próprio produtor, somente nós oferecemos acesso a ele, com procedência perfeita.

Abrimos uma garrafa para degustar, no início de Julho 2023. O vinho está incrívelmente íntegro, oferecendo uma experiência inigualável.

Em taça apresenta cor púrpura com halo mais puxado para o marrom, sugerindo a sua evolução ao longo dos últimos 16 anos.

Os aromas são inebriantes: vão de couro velho a tabaco doce e toques de fumo de corda.

Em boca a acidez ainda é plena, indicando que há vida pela frente para este vinho na guarda.

Tem textura suculenta e seduz o paladar com notas de ameixa seca, cranberry, geleia de figo, tâmara e especiarias como cravo e canela. Traços balsâmicos, figo seco também, aparecem com o passar de meia hora na taça. O final é longo, com boa persistência. Os taninos macios, totalmente domados, agregam com um “aveludado” no final.

É justamente isso que nós esperamos com um grande vinho de guarda, após anos de evolução. Bem na “terceira etapa”, a fruta plena (sabores primárias) e nuances da passagem por carvalho (sabores secundários) já estão totalmente integrados e o que solta são as notas e sabores de um vinho evoluído, macio, sedoso, ainda robusto, mas com componentes impecavelmente integrados. Uma experiência!

Experimente harmonizar com carnes e aves de caça, como leitão assado, cordeiro e pato.

94 Pontos - Alykhan Karim (CEO - Sonoma Market)

93 Pontos - James Halliday

92 Pontos - Wine Advocate - “O Plexus Grenache (28%)-Shiraz (51%)-Mourvedre (21%) 2007 foi envelhecido por 16 meses em carvalho francês predominantemente temperado. É de cor rubi escuro com um nariz perfumado de cedro, tabaco, lavanda, kirsch e cereja preta. De textura aveludada, rico e concentrado, é cheio de sabor, é impecavelmente equilibrado e vai beber bem por uma década”.

91 Pontos - Wine Enthusiast - “Começa com amora, cola, baunilha e cravo, e persiste assim no paladar de textura cremosa. Uma mistura Aussie de livro didático, casando a acessibilidade imediata com 5 a 8 anos de idade. Outro bom esforço do ex-enólogo da Penfolds, John Duval”.

** Pela longa guarda é possível que a rolha deste vinho já esteja num processo de desintegração. Recomendamos abrir com uma saca-rolhas com laminas laterais (The Durand, The DLZ, ou outro). Também, caso a rolha não esteja mais integra, será possível abrir com uma saca-rolhas tradicional e depois filtrar o vinho com um filtro de chá simples, antes servir em garrafa.**

História

Fundada na segunda metade do século XIX em Morphett Vale, ao sul de Adelaide, cinco gerações da família Duval administraram seus vinhedos e operaram uma fazenda de ovelhas mundialmente famosa.

Os vinhedos forneceram uvas Shiraz e mudas de videiras para Penfolds, estabelecendo os marcadores direcionais do futuro de John Duval - que tornou-se o primeiro membro da família a fazer a transição do cultivo de uvas para a produção de vinho.

John Duval se formou no Roseworthy College da Universidade de Adelaide em 1973 e garantiu um cobiçado cargo de vinicultor na Penfolds para a safra de 1974. Nos 12 anos seguintes, John foi orientado pelo criador do Grange, Max Schubert, e pelo enólogo-chefe da Penfolds, Don Ditter, antes de assumir o cargo de enólogo-chefe em 1986.

Ao fazer isso, John se tornou apenas o terceiro enólogo-chefe responsável pela produção do maior vinho tinto da Austrália - Penfolds Grange.

Além de ser encarregado da custódia de Grange e de vinhos lendários como Bin 707, Bin 389 e St Henri, John iniciou uma série de novos vinhos empolgantes que agora são recursos padrão da coleção Penfolds, incluindo Bin 138 (Shiraz Grenache Mourvédre) e Bin 407 (Cabernet Sauvignon).

Após 29 anos na Penfolds, John sentiu a necessidade de embarcar em um projeto pessoal de vinhos. Um novo desafio que lhe permitiria envolver-se em primeira mão, da vinha à garrafa, e dar-lhe a oportunidade de construir algo para a sua família. John Duval Wines começou em 2003 com um único vinho, a safra inaugural do Plexus Shiraz Grenache Mourvédre.

Em vez de tentar simplesmente imitar Penfolds, o objetivo da John Duval Wines é perpetuar a história de uma família vitivinícola do sul da Austrália, por meio de uma coleção de vinhos estruturados e elegantes feitos de frutas cultivadas em excepcionais vinhedos antigos de Barossa.

Whats App Message