JEAN-MAURICE RAFFAULT CHINON 2020

Loire, França
Loire, França

JEAN-MAURICE RAFFAULT CHINON 2020

Encantador, refinado de com impecável tipicidade, um Chinon assinado pela renomada família Raffault, onde a Cabernet Franc encontra seu auge. Primoroso!

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • VegetarianosVegetarianos
  • ÁrabeÁrabe
  • AvesAves

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

13.50%

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Cabernet Franc

Sobre o produto

Na França, o deslumbrante e extenso Vale do Loire reúne constelações de estrelas, principalmente entre os vinhos brancos (Sancerre e Pouilly-Fumé, por exemplo), com encantadores rosés e até vinhos de doces (Quarts de Chaume, um ícone).

Entre os tintos, os olhares nos levam diretamente para Chinon, a appellation onde a uva Cabernet Franc entrega sua expressão mais genuína.

A família Raffault é considerada um dos pilares vinícolas de Chinon. Não é para menos, a sua história remonta a 1693, quando Mathurin Bottreau comprou sua primeira parcela de vinhas. Hoje, 14 gerações depois, os vinhos da propriedade são destaque na imprensa internacional.

As frutas deste lindo Chinon vêm de vinhedos de solo aluvial arenoso, próximos ao Rio Vienne. Essa origem nos entrega um Chinon macio e frutado, perfeito para ser apreciado ainda jovem.

Este belíssimo exemplar foi elaborado a partir de leveduras nativas, com aproximadamente um mês de maceração e estágio de 12 meses em barricas.

Encantador já no olfato, oferece instigantes aromas de pedra quebrada, grafite, folhas secas, nuances florais e frutas vermelhas.

No paladar conquista pela finesse de tão aveludado. Um corpo leve, elegante, que nos remete aos aveludados Pinot Noir, ou até mesmo um Beaujolais, mas os traços de pedra quebrada e grafite, e seus taninos volumosos, junto aos ares de floresta, nos entrega a Cabernet Franc. Delicado, elegante, floral, tem um instigante final de abacaxi, nada doce, mas presente. Delicioso!

Harmoniza muito bem com porco assado, hambúrguer artesanal de fraldinha, peru com cranberry ou pato assado.

História

A família de Jean-Maurice Raffault e Rodolphe Raffault começou a cultivar vinhas em Chinon, uma comuna no Vale do Loire, há 14 gerações, quando o seu antepassado, Mathurin Bottreau, comprou a sua primeira parcela de vinhas em 1693.

Hoje, Domaine Jean-Maurice Raffault possui 50 hectares de vinhas cultivadas organicamente em 7 comunas. Todos os vinhos têm o certificado de produção orgânica desde a safra 2021.

Jean-Maurice Raffault, pai do atual gestor e enólogo Rodolphe, foi uma das grandes personalidades de Chinon. Ao assumir a propriedade da família em 1973, ele revolucionou as práticas locais.

Primeiro, ele abandonou a policultura em favor do cultivo apenas de uvas viníferas. Começando com apenas os 4,5 hectares que herdou de seu pai, ele comprou e plantou alguns dos melhores locais conhecidos de Chinon, expandindo a propriedade para 50 hectares.

Whats App Message