KOYLE CERRO BASALTO BLEND MEDITERRANEO 2020

Valle del Colchagua, Chile
Valle del Colchagua, Chile

KOYLE CERRO BASALTO BLEND MEDITERRANEO 2020

Emblemático vinho da Koyle, com a assinatura do experiente enólogo Cristóbal Undurraga e feito num corte de uvas mediterrâneas e que encontra máxima expressão de Cerro Basalto. 94 merecidos pontos.

Selos e premiações

  • organico
  • GD 94
  • JS 94

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • VegetarianosVegetarianos
  • QueijosQueijos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

14.50%

Descanso

30 min

Tempo de Barrica

18 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Cariñena
  • Monastrell
  • Garnacha
  • Syrah

Sobre o produto

Cerro Basalto é o nome de um lote especial em meio aos 80 hectares da Viña Koyle.

Como o nome sugere, é uma colina de solo basáltico, com alta concentração de ferro, magnésio e cálcio. O substrato é escasso e as raízes dos vinhedos precisam praticamente penetrar as densas rochas de basalto para se aprofundar, assim como acontece no norte do Rhône. O resultado é uma concentração de sabor quase inigualável.

E o experiente enólogo Cristóbal Undurraga, idealizador da vinícola, se apropriou desse acontecimento natural de Los Lingues para produzir verdadeiras jóias, cultivando aqui apenas castas mediterrâneas. Este é um corte de producão orgânica e biodinâmica de Monastrell (40%), Garnacha (35%), Cariñena (20%) e Syrah (5%), o mesmo utilizado nos grandes vinhos do Châteauneuf-du-Pape.

As uvas foram colhidas manualmente e fermentadas com leveduras indígenas em tanques de aço inoxidável a temperaturas controladas (22-26ºC). Os vinhos estagiaram individualmente em carvalho por 12 meses e, depois de eleito o corte, retornaram juntos para foudres por mais seis meses.

O resultado é impressionante! O vinho tem expressão de fruta potente do Novo Mundo, mas elegância, mineralidade e paladar vertical que remetem mesmo aos vinhos do norte do Rhône.

Intenso e fresco no nariz, vai se abrindo e liberando caráter frutado em abundância. Seus aromas vão de frutas vermelhas a zest de laranja, pétalas de violeta, ervas mediterrâneas, pimenta preta, alcaçuz e nuances minerais.

Na boca, tem corpo médio a encorpado, acidez vívida e taninos redondos. Ainda há tensão aqui, e por certo o vinho continuará evoluindo pelos próximos cinco a 10 anos.

Será ótima companhia para um boeuf bourguignon, arroz de pato ou lasanha de berinjela.

94 Pontos - James Suckling

Nariz elegante e picante de morangos puros, ameixas vermelhas e saborosas laranjas sanguíneas. Algumas pedras trituradas e temperos natalinos também. Este é um tinto flexível e preciso, mostrando muito refinamento. Texturizado, transparente, seco e brilhante no paladar, construído por uma mistura de variedades mediterrâneas, incluindo Monastrell, Garnacha, Cariñena e um toque de Syrah. Bela austeridade! A partir de uvas cultivadas de forma biodinâmica com certificação Demeter. Vegano. Beba ou guarde.

94 pontos - Guia Descorchados

Este corte de variedade mediterrâneas inclui nesta safra 40% de Monastrell, 35% de Garnacha, 20% de Cariñena e 5% de Syrah, todos de um vinhedo plantado em 2009 sobre solos de rocha basáltica nas zonas mais altas (a uns 500 metros) da propriedade da família Undurraga em Los Lingues. É rico em frutas vermelhas, tenso em acidez, mas sobretudo com um fundo floral e de especiarias que o emprestam complexidade e frescor. Os taninos firmes e o corpo amplo pedem charcuteria.

História

A história da Viña Koyle começa em 1885, quando Francisco Undurraga Vicuña plantou as suas primeiras vinhas no Alto Colchagua, aos pés da Cordilheira dos Andes. A família Undurraga esteve envolvida com a vitivinicultura desde então, tornando-se grande referência no Chile e no mundo.

Mais de 120 anos depois, em 2006, Alfonso Undurraga, da quinta geração da família, encontrou o seu oásis em meio a Los Lingues, ainda no Colchagua, e o transformou com a ajuda de seu filho Cristóbal em um verdadeiro oásis sustentável.

Hoje, a Koyle é uma referência na agricultura biodinâmica, com as mais elevadas certificações da área. Seus vinhos expressam a pureza de seu terroir, combinando o legado da renomada família Undurraga com inovadoras técnicas enológicas. Além de admiradores ao redor do mundo, também conquista elevadas pontuações da crítica internacional.

Encontramos outros produtos que você pode gostar!
Whats App Message