KOYLE CERRO BASALTO GARNATXA 2019

Colchagua, Chile
Colchagua, Chile

KOYLE CERRO BASALTO GARNATXA 2019

Um 100% Garnacha em pleno Colchagua, assinado por uma das famílias mais influentes da vitivinicultura chilena. 95 pontos e mais.

Selos e premiações

  • organico
  • D 92
  • GD 95
  • JS 93
  • RP 94

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • VegetarianosVegetarianos
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

14.50%

Descanso

20 min

Tempo de Barrica

18 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Grenache

Sobre o produto

Cerro Basalto é o nome de um lote especial em meio aos 80 hectares da Viña Koyle. Como o nome sugere, é uma colina de solo basáltico, com alta concentração de ferro, magnésio e cálcio. O substrato é escasso e as raízes dos vinhedos precisam praticamente penetrar as densas rochas de basalto para se aprofundar, assim como acontece no norte do Rhône.

E o experiente enólogo Cristóbal Undurraga, idealizador da vinícola, se apropriou desse acontecimento natural de Los Lingues para produzir verdadeiras jóias, cultivando aqui apenas castas mediterrâneas. Este é um 100% Garnatxa (como a Garnacha ou Grenache é conhecida na Catalunha) em sua segunda safra.

As uvas foram colhidas manualmente e fermentadas com leveduras indígenas em tanques de aço inoxidável a temperaturas controladas (22-26ºC), 50% delas com engaço. O vinho estagiou, depois, por 18 meses em barris de carvalho francês e ovos de concreto.

Denso e austero no nariz, vai se abrindo e liberando frescor e pureza. Seus aromas remetem a frutas vermelhas e negras, com destaque a cerejas suculentas e ameixas maduras, ervas mediterrâneas, pétalas de rosa, raspas de limão e minerais.

Na boca, tem corpo médio a encorpado, acidez vibrante e taninos finos e aveludados. Ainda há tensão aqui, e por certo o vinho continuará evoluindo pelos próximos cinco a 10 anos.

Será ótima companhia para um burgogui, magret de pato ou pasta fresca com almôndegas ao sugo.

95 pontos - Guia Descorchados

Esta Garnacha já está em sua segunda colheita e vem de uma parcela de 1,4 hectares de parreiras plantadas em 2009 sob solos muito finos, praticamente sobre pedras, aos pés dos Andes, em Los Lingues, no Valle de Colchagua. No começo, este vinho se mostra fechado, muito austero no nariz, mas pouco a pouco vai se abrindo com seu frescor. A textura é tensa, cheia de taninos finos e fibrosos, acidez pungente e os sabores de frutas que recobrem essa estrutura. Um vinho com corpo de um corredor de maratona.

94 pontos - Robert Parker’s Wine Advocate

Agora também tem o Cerro Basalto Garnaxta fermentado com 50% com engaços e mantido em ovos de concreto e barris de carvalho de 500 litros por 18 meses. É um Garnacha maduro com frescor muito bom e caráter varietal, pálido e aromático com notas de ervas mediterrâneas e mineralidade fina do espectro do solo basáltico. Uma estreia muito boa!

93 pontos - James Suckling

Framboesas, ameixas, rosas, casca de limão e ardósia no nariz. Tem corpo médio a encorpado com taninos suaves. Suculento e macio com frescor, toque salino. Garnacha. De uvas de cultivo biodinâmico. Vegano. Beba agora ou guarde.

92 pontos - Decanter Magazine

A segunda safra deste Garnacha chileno foi produzida de vinhedos biodinâmicos com variedades mediterrâneas. Aromas sedutores de cerejas vermelhas e negras com toques de pimenta branca e ervas frescas. Eleva frutas vermelhas amassadas, frescos e vibrantes - e muita enérgicos! - taninos sedosos com prolongado sabor de especiarias trituradas com frutas vermelhas e maçã.

História

A história da Viña Koyle começa em 1885, quando Francisco Undurraga Vicuña plantou as suas primeiras vinhas no Alto Colchagua, aos pés da Cordilheira dos Andes. A família Undurraga esteve envolvida com a vitivinicultura desde então, tornando-se grande referência no Chile e no mundo.

Mais de 120 anos depois, em 2006, Alfonso Undurraga, da quinta geração da família, encontrou o seu oásis em meio a Los Lingues, ainda no Colchagua, e o transformou com a ajuda de seu filho Cristóbal em um verdadeiro oásis sustentável.

Hoje, a Koyle é uma referência na agricultura biodinâmica, com as mais elevadas certificações da área. Seus vinhos expressam a pureza de seu terroir, combinando o legado da renomada família Undurraga com inovadoras técnicas enológicas. Além de admiradores ao redor do mundo, também conquista elevadas pontuações da crítica internacional.

Encontramos outros produtos que você pode gostar!
Whats App Message