LA BIÒCA ACULEI BAROLO SERRALUNGA D'ALBA 2017

Piemonte, Itália
Piemonte, Itália

LA BIÒCA ACULEI BAROLO SERRALUNGA D'ALBA 2017

Aculei, um Barolo de Serralunga d’Alba com 94 Pontos pela Gilbert & Gaillard, considerado "Melhor Barolo do Ano" na safra anterior pela inglesa Decanter

Selos e premiações

  • bestSellers
  • Signature
  • AK 94
  • GG 94
  • JS 92

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

120 min

Tempo de Barrica

18 meses

Temperatura

17.00 °C

Uva/Corte

  • Nebbiolo

Sobre o produto

Este magnífico Barolo da sub-região Serralunga d’Alba foi feito por uma estrela em plena ascensão, a Paola Isoardi, vencedora do #1 Barolo do Ano pela Decanter World Wine Awards em 2016.

Nesta safra, a 2017 , o vinho entrega tanto quanto o da safra anterior, porém com menos poder e mais elegância e finesse.

Mais “pronto” para ser apreciadosquando jovem do que os vinhos da Serralunga de 2016 e 2013, este da 2017, safra considerada "ótima" na região por crítico Robert Parker, bem poderá ganhar mais estrutura e expressão ao longo dos próximos 5 a 20 anos na adega.

Este Barolo tem, em média, de 3 a 5 mil garrafas produzidas por ano e é elaborado com frutos de vinhas de Nebbiolo plantadas desde 1961, amadurecendo em barricas de carvalho por no mínimo 18 meses. Cada garrafa é numerada.

Decantamos por duas horas antes degustarmos.

De cor granada, em taça exala um exótico e complexo bouquet aromático, que conta com notas de cogumelos, terra molhada, estábulo, nuances lácteas e frutas vermelhas como groselhas e cerejas envoltas em leve aroma de rosas.

Em boca é pleno, mostra a sua potência e como ainda está jovem, mas completamente integrado. Tem acidez cortante, que equilibra álcool e taninos marcantes de excelente qualidade. Sentimos rosas, morango sete belo, alcatrão, nuances terrosos, e uma grande persistência em boca, de 30 segundos ou mais.

Para apreciá-lo hoje, recomendamos aerar no decanter por cerca de 120 minutos.

Harmoniza com o tempo e a espera, música e literatura e, claro, também com os prazeres da mesa e de excelente companhia. Recomendamos massas finalizadas com trufas, cogumelos porcini ou um delicioso bife ancho com sal grosso.

94 Pontos - Gilbert & Gaillard

94 Pontos - Alykhan Karim - CEO - Sonoma Market

92 Pontos - James Suckling - “Aromas bastante salgados de folhas secas e terra, mas há um veio profundo de frutas vermelhas frescas à espreita, seguindo até um prato de corpo médio com taninos finos e muito apertados que atenuam um pouco o final frutado por enquanto. Sensação intensa. Isso precisa de alguns anos para se ampliar no meio e suavizar no final. Para abrir a partir de 2023”.

História

La Biòca está localizada em Fontanafredda, em Serralunga d’Alba. Seus 9,1 hectares de vinhedos, plantados entre 1961 e 2017, estão distribuídos nos municípios de Monforte d'Alba (Bussia, San Sebastiano), Novello (Ravera), La Morra (Castagni e Croera), Barbaresco (Secondine, Ronchi) e Roddino (Corini).

Biòca significa ouriço-terrestre em piemontês, a vinícola foi batizada com esse nome porque quando Paola Isoardi, proprietária, adquiriu seus primeiras hectares de vinhas nas colinas da Serralunga d’Alba, 15 anos atrás, ficou surpreendida pelo tamanho dos ouriços-terrestres que habitam a pequena parcela.

Os animais não eram, de forma alguma, ruins para o cultivo, pelo contrário, ajudavam a regular o ecossistema, deixando as vinhas livres de roedores, insetos e pragas, permitindo uma viticultura mais sustentável, uvas mais saudáveis e, como resultado dessa combinação, vinhos mais puros.

O terreno é composto por diferentes porcentagens de areia, argila e calcário, que dão origem a vários tipos de vinhos: dos elegantes e perfumados aos mais alcoólicos, robustos e duradouros.

O clima nesta área do Piemonte é temperado continental, com chuvas concentradas principalmente em maio. Os Langhe também são caracterizados por luz solar brilhante, o que favorece a fotossíntese da clorofila.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message