LA PALAZZETTA BRUNELLO DI MONTALCINO RISERVA 2016

Toscana, Itália
Toscana, Itália

LA PALAZZETTA BRUNELLO DI MONTALCINO RISERVA 2016

O "#1 Brunello di Montalcino do Ano" segundo a Decanter World Wine Awards. Grande Brunello di Montalcino Riserva que recebeu as célebres premiações de TOP 50 Vinhos do Mundo", “Best in Show” e "Medalha Platinum" no ano de avaliação e 97 Pontos pelo Dec

Selos e premiações

  • bestSellers
  • organico
  • AK 97
  • D 97

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

14.50%

Descanso

90 min

Tempo de Barrica

60 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Sangiovese

Sobre o produto

Este Brunello di Montalcino Riserva nasceu em vinhedos plantados a 365m acima do nível do mar, protegido dos ventos quentes que vem do sul do país pelo Monte Amiata e abençoado por uma alta exposição solar, em Castelnuovo dell’Abate, ao sul da denominação.

Castelnuovo dell’Abate é considerada a melhor das 5 sub-zonas no sul da DOCG, famosa por vinhos que carregam uma impressão única de fruta abundante, estrutura e longevidade. Aqui nascem os vinhos de Mastrojanni, Collosorbo, Uccelliera, entre outros grandes.

Este Brunello Riserva foi feito a partir de uma cuidadosa seleção manual das uvas Sangiovese, cultivadas de forma orgânica. A vinificação foi seguido pelo longo estágio de 60 meses em barricas de carvalho francês e mais 8 meses em garrafa antes de ser lançado no mercado.

De cor bem amarronzada caramelizada, apresenta um buquê aromático sedutor e exótico. No nariz, ressalta cedro, almíscar e couro, com pimenta-preta.

A boca é praticamente livre da intensidade da madeira, e esbanja fruta, com uma pureza quase inacreditável.

Tem um toque salgadinho e um perfil que demonstra bastante potência. Acidez longeva e taninos firmes e com boa estrutura, culminando em um final longevo ligeiramente picante.

Um Brunello Riserva do mais alto nível, muito bem feito!

O queijo toscano Pecorino (especialmente as versões mais antigas) é a combinação perfeita para este Brunello, que também pode ser harmonizado com massas com molhos mais encorpados, pratos e molhos à base de cogumelos e carnes de caça.

97 Pontos + “Best in Show” + TOP 50 Vinhos do Mundo - Decanter World Wine Awards 2022

“A categoria Riserva de Brunello às vezes é questionada na região - é realmente necessário, dados os requisitos de longo envelhecimento para Brunello 'comum'? Este Riserva certamente mostrou seu valor no DWWA deste ano, onde as versões 'normais' vieram principalmente da difícil (embora não impossível) safra de 2017. 2016 sempre nos proporcionou maravilhosos vinhos Riserva e este exemplo translúcido e escuro, perfumado com frutas vermelhas refinadas, fornece uma prova sedutora. Na boca é firme e lindamente articulado, pulsando longo e silenciosamente com frutas vermelhas transmutadas, calor da floresta de verão e o fascínio visceral do jogo, iluminado com a acidez brilhante de 2016. Os taninos derretem enquanto você segura o vinho na boca”.

97 Pontos - Alykhan Karim (CEO - Sonoma Market) - Cor bem marrom, indo para caramelo. Aromas de cedro e couro, infatuantes, depois almiscar. Um perfume masculino total. Pimenta preta. Em boca entra com uma pureza, mas uma pureza de fruta, quase inacreditável. Nível de grande Brunello. Muito, muito bem feito, mesmo, entre os melhores que provo há anos. No mesmo patamar do Brunello da Baricci, poucos outros chegam perto."

Medalha de Ouro - Organic Awards 2021

História

La Palazzetta di Flavio Fanti é uma vinícola relativamente pequena, mas que compartilha muito da sua história com a agricultura local.

Os bisavós de Flavio Fanti eram agricultores e cultivavam grãos em Castelnuovo dell’Abate. Ao casar-se com Carla, Flavio e a esposa começaram a produzir vinhos em 1988, quando adquiriram apenas 1 hectare de Sangiovese.

Hoje a vinícola é gerida por seus filhos Tea e Luca, que continuam a história da família, que por gerações homenageia o respeito e o amor pela terra.

Localizado a 365 m acima do nível do mar, no lado sudeste de Montalcino, a vinícola conta hoje com 14 hectares de vinhedos e 2500 oliveiras, que dominam a magnífica vista da Abadia de Sant'Antimo.

Os princípios naturais de cultivo e produção receberão a certificação orgânica a partir da safra de 2018

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message