ERRAZURIZ LAS PIZARRAS PINOT NOIR 2021

valle de aconcagua, Chile
valle de aconcagua, Chile

ERRAZURIZ LAS PIZARRAS PINOT NOIR 2021

Um Pinot Noir da linha ainda mais exclusiva de Errázuriz, que captura a essência do terroir do Aconcagua Costa, esbanjando personalidade e tipicidade

Selos e premiações

  • GD 94
  • JS 96
  • RP 95
  • TA 93
  • V 94

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • VegetarianosVegetarianos
  • QueijosQueijos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

13.50%

Descanso

30 min

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Pinot Noir

Sobre o produto

Las Pizarras é um dos projetos mais inovadores criados pela centenária vinícola Errazuriz. Trata-se de uma linha superpremium específica, com um grande senso de origem e com uma filosofia baseada no terroir do Aconcagua Costa.

Após anos de pesquisa e mapeamento dos vinhedos de Errazuriz, em 2014 foram revelados blocos específicos de solos de xisto (“pizarra” em espanhol), que permitiriam a produção de vinhos das uvas Chardonnay, Pinot Noir e Syrah mais complexos e completos.

A produção deste Pinot Noir utiliza uma porcentagem menor de cachos cheios na fermentação nativa, de 15 por cento, e estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês (45% delas novas).

Considerado um vinho limpo e muito elegante em The Wine Advocate, traz aromas repletos de frutas silvestres, como framboesas, mais rosas, lavanda e um caráter picante.

A complexidade do terroir se apresenta com vigor em boca, com um Pinot bem estruturado, embora de taninos finos, e com final longo e persistente.

Uma harmonização para valorizar o vinho deve ser à base de queijos maduros e de charcutaria. Para acompanhar uma refeição, ele pode ser um tanto versátil. Que tal uma costelinha suína ou uma costeleta de cordeiro?


96 Pontos - James Suckling

“Flores exóticas, lavanda e especiarias saltam do copo com frutas silvestres vermelhas e azuis. Bagas de goji frescas, azulejo e mineral. Puro, suculento e firme no paladar com taninos muito calcários. Tensão mineral. Beba ou guarde”

95 Pontos - The Wine Advocate

O nariz do Las Pizarras Pinot Noir 2021 é limpo, floral, expressivo e elegante, com pureza e precisão. Menos terroso, com taninos muito finos e pleno desenvolvimento de aromas e sabores. As uvas amadureceram lentamente e desenvolveram mais nuances; mas a principal diferença pode estar na qualidade dos taninos, que aqui são realmente aveludados. Possui um frescor incrível, refletido por um pH de 3,43. É linear e vertical. Excelente, muito elegante. 7.900 garrafas foram envasadas em junho de 2022.

94 Pontos - Vinous

Uma rica tonalidade de vermelho cereja. O nariz complexo oferece precisas notas de cereja amarga e de rosa mosqueta, com toques de sabugueiro e traços sanguíneos com um fundo de cedro. Acetinado e refrescante em boca. Os taninos finos sublinham o prolongado e tenso fim de frutas vermelhas azedinhas.

94 Pontos - Guia Descorchados

Las Pizarras nasce de uma seleção de parcelas plantadas em 2005 e 2009 em solos xistosos no vinhedo Errazuriz, na costa do Aconcágua, a cerca de 12 quilômetros do Oceano Pacífico. A primeira colheita foi em 2014 e, desde então, a Errazuriz tem trabalhado para expressar da forma mais clara possível o terroir costeiro deste recanto do Aconcágua. Este é um avanço nessa tarefa. Apoiado num ano fresco, este Pinot apresenta flores e frutos vermelhos, bem como as notas ferrosas que por vezes aparecem nos solos xistosos. Na boca apresenta taninos firmes, frutas vermelhas maduras e acidez firme que se projeta até o final do paladar. Espere mais um ou dois anos na garrafa e ganhará ainda mais complexidade.

93 Pontos - Tim Atkin

História

A propriedade foi fundada em 1870 por Don Maximiano Errazuriz, que viajou a cavalo além das áreas de vinhedos estabelecidas perto de Santiago para encontrar o melhor terroir possível.

Na época do primeiro lançamento, em 1873, a cave tinha mais de 300 hectares (740 acres) de vinhedos. Em 1890 este número ascendeu a 700 hectares, fazendo de Errazuriz a maior quinta vinícola particular do mundo.

Localizada no Valle de Colchagua, hoje os vinhedos da Errazuriz cobrem uma extensão de 2.500 hectares cuidadosamente irrigados por gotejamento. Mais de 2 mil hectares destes vinhedos estão localizados nos Valles de Colchagua, que pertencem à família a mais de cem anos.

Atualmente, ocupa o porto de o 4° maior grupo exportador chileno. A Vinhedo Errazuriz Ovalle S/A é a maior empresa familiar de vinhedos e bodegas do Chile. As terras de Marchigüe que estão localizadas nos Valles de Colchagua fazem parte de uma área privilegiada com clima extraordinário, com influência do Oceano Pacífico.

Whats App Message