LAURA HARTWIG SELECCIÓN DEL VINICULTOR CABERNET SAUVIGNON 2020 2019
Cabernet Sauvignon meticuloso, com grande tipicidade, potência e complexidade. Grande exemplar chileno!
Selos e premiações
- GD 91
- JS 93
Harmonize com
- Carnes
- Massas
- Queijos
Teor Alcoólico
14.00%Temperatura
18.00 °CUva/Corte
- Cabernet Sauvignon
Sobre o produto
Alejandro Hartwig, viticultor da Laura Hartwig e quem cuida pessoalmente de cada uma das parreiras de sua propriedade, selecionou o corte de Cabernet Sauvignon para este vinho das parcelas de Block Nogales, beneficiadas com solos profunfos e argilosos.
Cada parcela foi vinificada separadamente e envelhecida em barrica de carvalho francês de primeiro, segundo e terceiro uso por 12 meses. Só então, o vinho foi mesclado.
Tem cor rubi profunda, com nariz denso e repleto de nuances. Frutas pretas maduras, em meio a notas defumadas e de especiarias doces e pimenta do reino. Um Cabernet Sauvignon chileno de grande poder e complexidade.
As frutas, generosas, tomam conta do paladar, que também é encorpado. Seus taninos são aveludados e deixam os sabores concentrados permanecerem por longos segundos no final de boca.
É um vinho de produção limitada e, como o próprio viticultor costuma dizer, atrevido. Abra-o ao lado de uma lasanha de cogumelos ou a um brasato ao vinho com polenta cremosa. Fica ótimo para acompanhar uma tábua de queijos curados e charcutaria.
93 Pontos - James Suckling
“Um cabernet sauvignon sólido com cerejas, ameixas, flores e especiarias doces no nariz. Corpo médio com taninos finos. Bem feito, harmonioso e sedutor. Textura aveludada na boca com final equilibrado e concentrado e excelente comprimento. Beba ou guarde”.
91 Pontos - Guia Descorchados
“Um cabernet de grande densidade e concentração, com tons defumados e tostados provenientes da barrica (esteve envelhecido em carvalho durante um ano), mas também com sabores suculentos de frutos vermelhos e pretos que, aos poucos, ganham destaque neste tinto para cortes de carne gordurosa grelhada. O quartel Nogales, de onde vem este cabernet, foi plantado em 1980 em solos argilosos profundos”.
História
Tudo começou em 1966, quando Laura Bisquertt herdou de seu pai, Osvaldo, a fazenda “Santa Laura” no interior do Chile. Com seu marido, Alejandro Hartwig, morou no Canadá por 10 anos e como resultado de cursos e várias viagens aos Estados Unidos e Europa, ele se tornou um grande fã e conhecedor de vinhos.
Alejandro percebeu a crescente demanda por variedades clássicas francesas na América do Norte, juntamente com o aumento do consumo de vinhos do Novo Mundo, e relacionou as excelentes condições climáticas do Vale de Colchagua para desenvolver o que ele e Laura consideravam seu "projeto de aposentadoria".
Em 1994 construíram a vinícola e em 1995 lançaram seu primeiro vinho Laura Hartwig, com um Cabernet Sauvignon Reserva que deu muito que falar.
Hoje, são os filhos de Laura e Alejandro os responsáveis por este empreendimento e se esforçam para produzir vinhos com os mesmos princípios que seus pais lhes incutiram: vinhos da melhor qualidade, que traduzem a sua origem e complementam uma gastronomia de excelência.