L'AVENTURE OPTIMUS 2020

Paso Robles, Estados Unidos
Paso Robles, Estados Unidos

L'AVENTURE OPTIMUS 2020

Vinhaço de Paso Robles, na Califórnia, que foi meticulosamente elaborado por um experiente e renomado enólogo, Stephan Asseo. 95 merecidos Pontos Parker nesta safra. Descubra!

Selos e premiações

  • JS 94
  • RP 95
  • V 94

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • QueijosQueijos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

15.50%

Descanso

60 min

Tempo de Barrica

14 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Cabernet Sauvignon
  • Petit Verdot
  • Syrah

Sobre o produto

Vanguardista. Essa é a melhor forma de definir Stephan Asseo, “vingeron” francês e proprietário da L’Aventure, sediada em Paso Robles, na Califórnia, costa oeste dos Estados Unidos.

A vinícola é uma das mais bem reputadas de Paso Robles e da Califórnia, conhecida por apresentar majestosamente esse terroir californiano que divide diversas semelhanças com o Rhône. Ano após ano, seus vinhos estão entre os mais bem avaliados da região, impressionando críticos e aficionados por grandes vinhos do mundo.

E Optimus é seu primeiro vinho. O nome soa familiar mesmo para quem não conhece o vinho, já que é uma combinação de “Opus One” e “Dominus”, dois grandes ícones da Califórnia que inspiraram a sua criação.

Resultado do corte de 58% Syrah, 31% Cabernet Sauvignon e 11% Petit Verdot, que estagiou em barricas de carvalho francês (65% novas), é um vinho opulento, absolutamente complexo e sedutor.

Do púrpura-rubi profundo que tinge a taça, exalam aromas de cerejas grelhadas, azeitonas, violetas, tomilho, pimenta preta, chocolate amargo, alcatrão, tabaco doce e carne defumada.

Seu paladar é rico e aveludado, com núcleo de frutas grelhadas e maduras, quentes. Apesar de ser um tinto encorpado e alcoólico, com estrutura tânica poderosa, exibe acidez cítrica distinta, espalhando um frescor delicioso.

Um grande corte tinto da Califórnia que se equilibra na potência e, com 60 minutos de decantação, estará pronto para brilhar ao lado de um carré de cordeiro, pernil na brasa ou um belo queijo maturado. Se preferir, guarde-o na adega ao longo da próxima década.


95 Pontos - Robert Parker’s Wine Advocate

Corte de 58% Syrah, 31% Cabernet Sauvignon e 11% Petit Verdot, o Optimus 2020 tem uma cor vermelho-rubi densa e um núcleo profundo de cerejas vermelhas e pretas grelhadas, tomilho, charcutaria e violetas desidratadas. O paladar encorpado é fresco, com acidez suculenta e taninos granulados fáceis, e tem um final longo e em camadas. Melhor depois de 2023.

94 Pontos - James Suckling

Carne grelhada, gordura de bacon, tabaco e azeitonas no nariz que continuam no paladar de médio corpo a encorpado, com taninos ricos e cremosos.

94 Pontos - Vinous

O Optimus 2020 tem floral escuro que impressiona com mistura de pimenta, framboesas negras amassadas, flores e tapenade de azeitona. Ele é texturizado e excitante, cremoso no paladar. Acidez cítrica de zest adiciona energia impressionante, com profundidade de frutas vermelhas e negras e sabor de especiarias que se combinam através do vinho. Ele tem final incrivelmente longo, comunicando poder e estrutura tânica clássica que enquadra a experiência sem desacelerar o seu momento.

93 Pontos - Decanter Magazine

Tabaco, alcatrão, chocolate amargo, toques florais, toranja, ervas secas - tantas coisas acontecendo no nariz, realmente aromático e expressivo de uma forma escura e sedutora. Maravilhosamente elevado e intenso, cheio de frutas vermelhas brilhantes e crocantes que você simplesmente não espera depois do nariz, ele é direto, mas tem uma qualidade intocável. Os taninos são finos e o sabor como um todo é muito limpo. Suculento, de dar água na boca e vivo, realmente brilhante e alegre, eu adoro o tom elevado como um todo, quase beirando o tangível e o azedo, mas mantém a profundidade. Você também sente um pouco de salinidade no final. Gosto muito disso, especialmente o toque metálico, as notas de ferro e o final com um toque de sangue. Cheio de caráter. A primeira safra a usar um sistema de seleção óptica na colheita. Envelhecido por 14 meses em carvalho francês (65% novo e 35% com um ano de uso).


História

Stephan Asseo, proprietário e enólogo da L'Aventure Winery, começou a fazer vinho em 1982, após se formar na L'Ecole Oenologique de Macon, Borgonha, França. Nesse mesmo ano, Stephan fundou o Domaine de Courteillac em Bordeaux.

Mais tarde, ele e sua família compraram o Château Fleur Cardinal em Saint Émilion Grand Cru e o Château Robin em Côtes de Castillon, Bordeaux. Nos 15 anos seguintes, Stephan tornou-se um enólogo artesanal de habilidade meticulosa e ganhou a reputação de um “vigneron” independente.

No entanto, seu verdadeiro desejo era ser mais inovador do que a lei da AOC permitia. Em 1996 isso o levou, junto a sua esposa, Beatrice, e seus três filhos, em busca de um grande terroir, onde pudesse perseguir seu ideal como enólogo.

Depois de procurar por mais de um ano entre os grandes campos de vinho do mundo, desde a África do Sul até o Líbano, da Argentina até Napa, eles encontraram Paso Robles. Stephan e Beatrice imediatamente "se apaixonaram" pelo terroir único do lado oeste de Paso Robles.

A topografia ondulante da Cordilheira de Santa Lucia, os solos calcários profundos e as influências marítimas do renomado Templeton Gap se combinam para produzir uma região vinícola de classe mundial, com potencial para criar alguns dos maiores cortes do mundo. É aqui, em Paso Robles, que Stephan e sua família começaram sua aventura, "L'Aventure" em 1998.

O espírito de L'Aventure é mais evidente nos "Paso Blends" de Stephan, como Optimus e Estate Cuvée. Ambos os vinhos são blends Syrah, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot. Nestes vinhos, assim como no blend Rhône Côte à Côte, a combinação de varietais premium aumenta a autenticidade, complexidade e equilíbrio dos vinhos.

Whats App Message