Luna Austral Sintonia Álvaro Espinoza Blend 2016

Mendoza, Argentina
Mendoza, Argentina

Luna Austral Sintonia Álvaro Espinoza Blend 2016

Sintonia, um cuvée da Luna Austral, assinado por Alvaro Espinoza, um dos 50 enólogos mais influentes do mundo, pela publicação inglesa Decanter.

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • VegetarianosVegetarianos
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

13.90%

Descanso

60 min

Tempo de Barrica

18 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Cabernet Franc
  • Malbec
  • Merlot

Sobre o produto

Vinhos austrais são aqueles produzidos no extremo sul do planeta. Podem ser conhecidos como “vinhos do fim do mundo” e são elaborados em vinícolas que ficam tanto no Chile quanto na Argentina, nos terroirs extremos mais próximos à Antártida.


Esta deslumbrante criação da vinícola Luna Austral foi assinada por Alvaro Espinoza, vinhateiro austríaco reconhecido em 2015 pela inglesa Decanter como um dos TOP 50 Enólogos mais Influentes do Mundo.


O cuvée Sintonia é um blend composto por Cabernet Franc, Merlot e uma pitadinha de Malbec, frutos de vinhas de 10 anos de idade, cultivadas com mínima intervenção humana.


Todo o processo de vinificaçao ocorre em ovos de concreto, como os usados na linha Eggo da Zorzal Wines, e depois é transferido parte para enormes cubas de concreto e parte para barricas de carvalho francês, onde passa pela fermentação malolática e, em seguida, é envelhecido por 18 meses.


Este vinho exala aromas de frutas vermelhas e escuras com notas de especiarias e alcaçuz. Um processo de extração muito preciso e suave proporciona uma textura delicada e harmoniosa no paladar, uma estrutura elegante e um final frutado.


Em taça exala um exótico bouquet aromático que tem notas que vão de estabulo, fazenda à mineralidade do grafite e do ferro, com um toque de tosta.


Em boca é lindo! Sutil, tem um lado salgadinho, que remete à caça, com um fundo de azeitona e nuances de anchovas em lata. É denso, de corpo cheio e vai se abrindo em sutis camadas de aromas e sabor que também oscilam entre os balsâmico, especiarias e um pouco de alcaçuz, com uma estrutura muito elegante e um final prolongado.


Harmonizar com uma suculenta costela bovina com abobrinhas, Côte de boeuf à la moelle, Pernil de Cordeiro Assado ou queijos de massa mole, como Brie ou Queijo Nuvem da Fazenda Atalaia.

História

Seguindo o rio Tunuyan através dos Andes, chegando no Vale do Uco, em uma pequena cidade chamada La Consulta, é possível encontrar uma das vinícolas pioneiras no cultivo de vinhas de forma biodinâmica na Argentina.


A vinícola Luna Austral produz vinhos ultra premium e é a única vinícola argentina que tem o certificado Deméter, o que significa que todo seu processo, vinhedos e vinhos tem essa certificação e reforçam a forma de cultivo e produção biodinâmicos no mundo do vinho.



A abordagem biodinâmica não é uma novidade para a Luna Austral, na verdade é a filosofia da sua fundação. Desde 2008 o agrônomo Mario Toso e seu time vem ganhando destaque no uso de práticas biodinâmicas, extraindo sempre o melhor de um terroir desafiador.



Toso adaptou aos dias atuais os padrões originais de práticas biodinâmicas definidas pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner na década de 1920 e hoje cultiva 20 hectares de vinhas de altitude. Como resultado, são entregues vinhos vibrantes e distintos, livres de químicos e conservantes, cada safra trazendo uma expressão única do seu ano.



O compositor dessa harmonia é Alvaro Espinoza, enólogo da vinícola e amigo pessoal de Toso. O duo trabalha junto há mais de 10 anos, unidos em sua crença em uma enologia sustentável e biodinâmica. Em 2015, Espinoza foi reconhecido pela inglesa Decanter como um dos TOP 50 Enólogos mais Influentes do Mundo.

Whats App Message