MASTROJANNI BRUNELLO DI MONTALCINO DOCG 2015

Toscana, Itália
Toscana, Itália

MASTROJANNI BRUNELLO DI MONTALCINO DOCG 2015

Este Brunello é fantástico! Fruto de uma safra ensolarada e de um legado de quase 50 anos em Castelnuovo dell’Abate, recebeu 97 Pontos por James Suckling.

Selos e premiações

  • JS 97
  • RP 94

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

14.50%

Descanso

120 min

Tempo de Barrica

36 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Sangiovese Grosso

Sobre o produto

Mastrojanni faz alguns dos mais compactos e longevos Brunellos. Finesse é a palavra, só assim pode ser descrito um vinho como este.


Localizado no sudeste da DOCG, na sub-região Castelnuovo dell’Abate, vizinho das propriedades Collosorbo, Ciacci Piccolomini e Uccelliera, a Mastrojanni é considerada por muitos críticos, inclusive o Antonio Galloni, um dos melhores produtores de Brunello di Montalcino.


A Sangiovese utilizada na elaboração deste grande Brunello foi cultivada nos vinhedos próprios da vinícola na região e, após a colheita, passa por fermentação em tanques e depois estagia por 36 meses em tonéis de carvalho Allier de 5.400 litros. O vinho permaneceu mais 6 meses em garrafa antes de ser lançado.


Este é um vinho de cor púrpura profunda e intensa, fruto de um verão generoso, que abre-se em aromas ricos de ameixa, frutas vermelhas e notas de tabaco sombreadas por uma baforada de couro e chocolate.


Em boca é elegante e envolvente, com uma acidez vivaz e cortante, que indica grande potencial de guarda, um paladar suculento e expressivo, de frutas vermelhas, nozes e um carnudinho que somente a Sangiovese pode oferecer, um final convidativo, longo e saboroso, com taninos densos e compactos que impressionam.


Um vinho que é um bebê ainda, com uma longa vida para frente, 20 anos. Recomendamos decantar por duas horas se for tomar antes de 2025.


Para harmonizar, recomendamos tradicionais receitas toscanas, preparos à base de carne vermelha - especialmente de caça - e queijos de média intensidade.


97 Pontos - James Suckling - “Uau. Que lindo Brunello com aromas e sabores complexos e bonitos de cerejas, flores, nozes e frutas vermelhas. É encorpado, mas tão polido e refinado com taninos macios e cremosos que são longos e lineares no final. Isso dura minutos. Saboroso agora, mas melhor em 2022”.


94+ Pontos - Robert Parker - “O Mastrojanni 2015 Brunello di Montalcino tem uma qualidade suculenta ou carnuda que aumenta a intensidade geral do vinho. Você obtém frutas ricas, especiarias e até um toque de bolo de rum. O vinho é escuro e de aspecto aveludado, e na boca é robusto e concentrado. Eu amo o apelo encorpado e o poder deste vinho. Ele capturou perfeitamente o espírito da safra. A sua aproximação é imediata, podendo apreciar este vinho sem esperar muito. A fruta vem de um vinhedo de 14,4 hectares com exposição voltada para o sul e solos argilosos com muitos fragmentos de rocha quebrada. Cerca de 58.000 garrafas foram lançadas em janeiro de 2020”.


História

A vinícola Mastrojanni fica em Castelnuovo dell'Abate, no canto mais sudeste do município de Montalcino, na província de Siena. Um patrimônio artístico e arquitetônico, cercado pela majestade de suas paisagens naturais e, acima de tudo, uma área particularmente adequada para o cultivo de videiras de Sangiovese: uma das terras natais de Brunello.


Aqui os solos são argilosas, também com presença de detritos milenares de paralelepípedos, tufo e areia. O clima é influenciado pelo Monte Amiata, um antigo vulcão extinto que se ergue bem acima do horizonte, com 1,6 km de altura.


A propriedade se estende por 240 acres, 80 dos quais cultivados com vinha, apenas 17 para Brunello, com vinhedos de 8 a 41 anos. A altitude das vinhas varia de 620 a 1340 pés de altura, com exposição para o sudeste.


Sangiovese domina na vinha, sendo o protagonista absoluto dos vinhos Mastrojanni, presente no Brunello, no Rosso, no cru Loreto e no cru Schiena d’Asino; a vinícola também criou um IGT San Pio "supertoscano", uma mistura harmoniosa de Cabernet Sauvignon e Sangiovese. Para finalizar com um final doce, o Moscadello di Montalcino colheita tardia Botrys é um néctar dourado, uma mistura de Mascate, Malvasia di Candia e Sauvignon Blanc.


Fundada em 1975, em 2002 a Mastrojanni foi adquirido pelo grupo Illy e seus vinhos ficaram sob os cuidados do estrela enólogo Maurício Castelli.


Whats App Message