MONTEPELOSO ALPHA 2021

Toscana, Itália
Toscana, Itália

MONTEPELOSO ALPHA 2021

91 Pts para a mais nova criação da Montepeloso. Agradável e moderno “Rosso di Toscana”, que denota bom equilíbrio entre a fruta e a madeira, e é intenso na mesma medida que é complexo. Estupendo!

Selos e premiações

  • bestSellers
  • JS 91
  • RP 91
  • V 90

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

25 min

Tempo de Barrica

8 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Malvasia Nera
  • Cabernet Sauvignon
  • Sangiovese

Sobre o produto

Montepeloso Alpha 2021, Rosso di Toscana originado de vinhas jovens (entre 8 e 20 anos), é a mais nova criação do Fabio Chiarelotto. Como já se poderia esperar do experiente enólogo da Montepeloso, tem estilo distinto da maioria dos vinhos da IGT. Conheça!

As vinhas de Sangiovese, Cabernet Sauvignon e Malvasia Nera, que dão origem ao vinho, são plantadas em solo de sílex com argila fossilizada e têm manejo orgânico. A fermentação ocorre em barris de carvalho francês, onde o vinho permanece por mais 8 meses até o engarrafamento.

O vinho adquire notável equilíbrio entre a fruta e o carvalho e é muito agradável e fácil de beber, não parece ter 14% de álcool. Preserva frescor e boa acidez da Sangiovese e a estrutura intensa da Cabernet Sauvignon.

Do rubi quase negro que tinge a taça, exalam aromas de ameixa, cereja negra e amora. E ao redor do núcleo frutado se abrem complexas nuances de grafite, terra úmida, alcaçuz e eucalipto.

Intensamente aromático e saboroso, o vinho repete as mesmas notas no paladar com acidez vibrante e taninos marcantes. Seu corpo médio, mais para leve, está na medida ideal para acompanhar a mesa farta.

Este é um rosso que merece boa companhia ao redor da mesa! Melhor ainda se harmonizado com schnitzel suíno, espaguete à carbonara ou uma pizza de presunto cru.


91 Pontos - Robert Parker’s Wine Advocate

Eis uma nova contribuição da Montepeloso em Suvereto, na Toscana, que é designada como um "vino rosso" (ou sem denominação). O Alpha 2021 revela uma personalidade rica e generosa, com peso de fruta. O vinho é um corte de 65% Sangiovese, 20% Malvasia Nera e 15% Cabernet Sauvignon, embora seja difícil identificar uma única uva. Suponho que você reconheça o frescor proveniente da Sangiovese e a estrutura da Cabernet Sauvignon. Há muita fruta ácida, juntamente com esses dois traços — a acidez e os taninos — que conferem a este vinho jovem as qualidades para harmonizar com uma massa substanciosa ou carnes grelhadas. A produção é de 30.000 garrafas.

91 Pontos - James Suckling

Um tinto rico e firme, com aromas e sabores de frutas escuras e terra úmida. De corpo médio a encorpado, com taninos marcantes e um final saboroso. Beber agora ou guardar.

90 Pontos - Vinous

O Alpha 2021 é um vinho novo da Montepeloso. Oferece ameixa negra doce, grafite, mentol e alcaçuz, tudo isso emoldurado por taninos agressivos que precisam de um pouco de tempo para amaciar, apesar de imaginar que a maioria das garrafas já vão ter ido embora antes disso acontecer. Alpha é um corte de vinhas jovens, sendo parte da uva comprada.

História

O enólogo suíço-italiano Fabio Chiarelotto, proprietário e fundador da Montepeloso, admite que é “fácil de produzir vinhos concentrados em um clima tão quente… mas é muito mais difícil conseguir elegância e finesse”.

Para aproveitar ao máximo o potencial do terroir, ele revisou os vinhedos em 1997 - reconversão, poda e até mesmo reforma de muitas videiras. Na adega, ele faz macerações relativamente curtas, utiliza somente leveduras naturais durante a fermentação e oferece vinhos não filtrados.

Os vinhos do Chiaretto são raridades, pouco disponíveis, encontrados hoje somente nas lojas boutiques de Suíça, Alemanha, Londres e Nova York. Agora, pela Sonoma, também no Brasil.

Whats App Message